segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Prefeito afasta equipe de saúde após vacinação errada na Paraíba

Após vacinação errada em crianças, prefeito de Lucena, na Paraíba, afasta equipe de Saúde: ‘Para que as investigações ocorram de forma tranquila’

O prefeito do município de Lucena, Leo Bandeira, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (17) para falar sobre a vacinação de crianças contra a covid-19 no município com doses destinadas ao público adulto. O caso veio à tona após familiares denunciarem o ocorrido. O Ministério Público Federal (MPF) acompanha o caso.

De acordo com o que foi apurado pela imprensa, o município de Lucena vem vacinando crianças de 5 a 12 anos desde o mês de dezembro de 2021 com imunizantes para adultos e que as doses aplicadas estariam inclusive vencidas. Porém, a vacinação desse público com as doses certas só teve início no ultimo sábado na Paraíba, após liberação da Anvisa e chega dos imunizantes destinados ao público infantil.

De acordo com o prefeito, após repercussão do caso, foram afastados a técnica de enfermagem, a enfermeira responsável, o secretário de Saúde e a chefe de Imunização do município, que fica no Litoral Norte da Paraíba.

Leo Bandeira afirmou que o afastamento do secretário, assim como, dos demais servidores, é “para que a gente possa fazer com que os trâmites da investigação possam ocorrer de forma mais tranquila”.

A Prefeitura de Lucena rebateu declarações da técnica de enfermagem que vacinou crianças contra a Covid-19 com doses inadequadas para a idade. Ao MPF, a profissional de saúde afirmou que havia recebido orientação da Secretaria Municipal de Saúde para vacinar as crianças de um assentamento da Zona Rural.

De acordo com a prefeitura, orientação era para vacinar os públicos alvos tendo em vista que os imunizantes voltados para as crianças ainda não haviam chegado.

Com relação ao acompanhamento das crianças que receberam as doses, Leo Bandeira afirmou que as famílias estão sendo acompanhadas diariamente pelos agentes de saúde. “Tem um médico à disposição. O agente de saúde passa nessas residências, inclusive pede assinatura do pai e da mãe para que realmente mostre que ele visitou aquela residência, para saber se houve algum tipo de diferença na saúde dessa criança”, detalhou o prefeito.

A respeito da informação de que não teria ocorrido treinamento específico dos profissionais da saúde da cidade para atuarem na imunização contra a covid-19, Leo Bandeira afirmou que o “treinamento é on-line”. Em nota divulgada nesta manhã, a Prefeitura de Lucena informou que a servidora teria faltado ao treinamento alegando que estava com a mãe no hospital.

Confira nota:

A Prefeitura Municipal de Lucena, vem através desta, esclarecer matéria veiculada em alguns portais sobre depoimento da técnica de enfermagem que aplicou as doses de vacina contra Covid para adultos em crianças. Para que se estabeleça a verdade, é preciso deixar bem claro, que a recomendação da coordenação da vacinação foi de aplicar a vacina em todos do público-alvo da campanha, e não em crianças como a técnica relatou em seu depoimento. Tal afirmativa da técnica de enfermagem não se justifica, tendo em vista que as vacinas pediátricas sequer tinham sido aprovadas e enviadas para o município.

Outro ponto que precisa ser esclarecido a partir do próprio depoimento dado pela técnica de enfermagem ao Ministério Público diz respeito ao treinamento. Em sua fala, ela alega não ter recebido a capacitação, mas diz que houve um curso online e que não compareceu porque estava acompanhando a mãe no hospital.

Por fim, a Prefeitura reforça o compromisso com a população e segue acompanhando o caso e dando o suporte para o que for necessário.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário