terça-feira, 23 de novembro de 2021

Jovem retira mais de 30kg de tumores do corpo

NEUROFIBROMATOSE: Em cirurgia inédita no Brasil, jovem retira mais de 30kg de tumores do corpo; custos foram em torno de R$ 200 mil

9E7859D1 9500 4219 9EED 0FB18943D76A - Em cirurgia inédita no Brasil, jovem retira mais de 30kg de tumores do corpo

Em cirurgia inédita no Brasil, uma jovem retirou 30kg de tumores do seu corpo. Os sinais começaram a aparecer quanto Karina tinha apenas dois anos. Manchas no corpo da bebê, chamadas “café com leite”, eram causadas por uma doença genética rara, a NF1 (neurofibromatose tipo 1).

Porém os sinais mais evidentes da doença começaram quando Karina tinha 15 anos. Os tumores foram crescendo ao longo do tempo, começaram a crescer nos membros inferiores.

Em 2019, já com 29 anos, os tumores pesavam cerca de 40kg. Em entrevista ao site UOL, ela afirmou na época que pela alta vascularização dos tumores, os procedimentos de retirada das massas tinham alto risco de hemorragia e eram limitados.

Após a participação em um documentário britânico para falar sobre a doença, muitos comentários, principalmente do país europeu, direcionavam para um nome: o cirurgião plástico McKay McKinnon, um médico que já tinha retirado grandes tumores causados pela neurofibromatose.

Depois de muita pesquisa, a brasileira decidiu trazer o especialista para realizar o procedimento cirúrgico em sua cidade natal, Curitiba-PR. Com a ajuda de sua irmã, que vive no Canadá e fala inglês fluentemente, Karina entrou em contato com o americano.

Após conhecer o caso, analisar exames e conversar com a equipe médica do Hospital Marcelino Champagnat, McKinnon aceitou vir ao Brasil. Os custos hospitalares e de viagem do cirurgião foram em torno de R$ 200 mil. Grande parte do valor foi arrecadado por meio de uma vaquinha realizada na internet.

A cirurgia estava prevista para 2020, mas como a família ainda não tinha conseguido o valor total, o procedimento aconteceu na última terça-feira (16). No total, foram removidos 30,4 kg de tumores, o que representa cerca de 80% dos tumores que ela tinha no corpo. O restante será removido em outra cirurgia.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário