quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Bivar diz que fusão do PSL com o DEM terá candidato à Presidência

Presidente do PSL, Luciano Bivar, faz coro com ACM Neto e garante que União Brasil terá candidato à Presidência da República

Anna Gabriela CostaTeo Curyda CNN* - em São Paulo e em Brasília

O deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, afirmou na última quinta-feira (07) que o União Brasil, novo partido formado a partir da fusão do DEM com o PSL, irá apresentar um candidato à presidência da República nas eleições de 2022. “Posso garantir aos brasileiros que o União Brasil irá apresentar um candidato à presidência”, afirmou Bivar.

Ao ser questionado sobre qual partido chegará com mais chances de lançar esse candidato em 2022, Bivar ponderou, dizendo que nova sigla escolherá o nome nas urnas em conjunto. “Não quero raciocinar sobre nomes A ou B. Posso raciocinar na hipótese de que nosso partido, União Brasil, apresentará um candidato à presidência da República, isso eu não tenho dúvida”, declarou à CNN.

Na quarta-feira (06), o DEM e o PSL aprovaram, em suas respectivas convenções, a fusão das legendas, a criação e o estatuto do novo partido. A sigla, que adotará o número 44 nas urnas, terá a maior bancada na Câmara dos Deputados e crescerá o número de representantes no Senado Federal.

A criação do União Brasil ainda precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser oficializada. A expectativa é que o TSE dê a permissão até fevereiro de 2022, antes da abertura da janela partidária, que pode alterar o número de cadeiras com saída e entrada de parlamentares no partido.

Bivar afirmou que o partido não está preocupado com a quantidade de representantes no Congresso. Segundo ele, tanto o DEM quanto o PSL defendem a democracia e o estado de direito, e, por este motivo, “aqueles que tem o mesmo propósito vão ficar no União Brasil”.

“Queremos no partido quem defenda os valores que falei: respeito a democracia e ao estado de direito. Quem não acredita, acredito que tem toda autonomia de decidir sair para o partido que bem entende”, disse. “Nossos valores são inegociáveis”.

O líder do PSL faz coro com o presidente nacional do DEM. Em entrevista no dia 27 de setembro, ACM Neto já havia dito que a fusão tem como prioridade “lançar um candidato à Presidência da República”.

“É obvio que o nosso desejo é que o novo partido nasça como o maior e o mais importante do Brasil, não apenas em número de parlamentares, mas em governadores para 2022, e a possibilidade de ter um projeto nacional próprio. Mas a prioridade do partido será lançar um candidato a Presidência da República”, afirmou.

Para ACM Neto, existem figuras “muito qualificadas” dentro do DEM e do PSL que podem liderar o processo da disputa presidencial em 2022.

São três nomes que estão cotados: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG); o apresentador José Luiz Datena (PSL); e o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-GO).

No entanto, Pacheco negocia com o PSD, de Gilberto Kassab, e pode não ficar no União Brasil. O desejo do PSD é tê-lo como candidato à Presidência. Já o apresentador Datena está insatisfeito com a fusão. Ele já afirmou em entrevista ao UOL que não foi consultado sobre o processo e que a ética dos políticos “é diferente da minha”, alegando que o projeto apresentado a ele não foi cumprido.

Deve sobrar mesmo o ex-ministro da Saúde, Mandetta, que já declarou seu desejo de ser candidato e participa de debates.

Existe ainda uma ala do partido que tenta atrair o ex-juiz Sergio Moro, que também é cortejado pelo Podemos.

Fonte: Polêmica Paraíba com CNN - Publicado por: Samuel de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário