sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Feiras livres da cidade de Juru serão retomadas a partir de amanhã

Prefeitura Municipal de Juru - PB autoriza realização de feiras livres na cidade, a partir deste sábado, 25, com medidas de proteção contra a Covid-19

Foto: Reprodução/Internet

Interrompida desde o ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, a feira livre da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, que acontece tradicionalmente aos sábados, volta a ser realizada a partir de amanhã, dia 25 de setembro.

Antes instalada na Avenida Dalmo Teixeira, a feira livre terá um novo endereço a partir deste sábado, 25. Com a mudança, os feirantes passarão a atender ao lado do Mercado Público e na Rua Manoel Prudente (no sentido da Igreja São Sebastião). 

De acordo com a Prefeitura Municipal, a mudança foi necessária para que seja permitido o livre fluxo de veículos na principal avenida do centro da cidade, por onde trafegam caminhões que fazem entrega de mercadorias no comércio local, além de caminhonetes e caminhões que fazem o transporte de pessoas que moram na zona rural e ônibus e vans com destino a outras cidades. Dessa forma, os pedidos da maioria dos moradores da cidade foram atendidos, principalmente dos proprietários de carros, uma vez que antes havia transtornos por conta dos congestionamentos naquela via pública em dias de feira.

A retomada das atividades na tradicional feira livre de Juru, ainda segundo a prefeitura, tem regras sanitárias e medidas de proteção que devem ser seguidas para se evitar a proliferação da Covid-19, tais como:

- a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para feirantes e clientes;

- distanciamento entre as bancas e disponibilização obrigatória de álcool em gel 70% em todas elas;

- limpeza, por parte dos feirantes, do espaço utilizado:

- encerramento das atividades às 17h00.    

Curiosidade

O Dia do Feirante é comemorado no dia 25 de agosto, data comemorada a nível nacional em virtude da primeira feira livre do Brasil, ocorrida no Largo General Osório, na cidade de São Paulo, no ano de 1914.

Essa história começa com um grupo de cachaceiros da época, a maioria, imigrantes portugueses, que, sem saber o que fazer com os produtos que restavam das vendas, realizadas nos empórios e quitandas, decidiram procurar a prefeitura e pedir apoio para comercializar seus produtos, diretamente para os consumidores, a preços mais baixos. Assim, surgiu a experiência da primeira feira livre. O sucesso foi tão grande que persiste até os dias de hoje. 

Geralmente, os feirantes são pessoas de uma mesma família, pais e filhos, que lutam para o próprio sustento. Os feirantes têm uma vida muito dura, pois a maioria precisa acordar de madrugada para separar os produtos, encaixotá-los, amarrá-los e montar as bancas nas feiras. 

Para atrair clientes, os feirantes gritam, demonstrando a qualidade de seus produtos aos clientes ou através de frases engraçadas, brincando com a freguesia, tornando o ambiente bem descontraído e animado. Dentre as frases engraçadas e animadas, temos: “Moça bonita não paga, mas também não leva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário