quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Butantan deve apresentar mais dados sobre eficácia e segurança de vacina

Diretoria da Anvisa nega uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos

vacina pr gilson abreu aen 960x540 1 - Anvisa nega uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) negou o uso da CoronaVac para crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos. A diretora relatora Meiruze Freitas foi a primeira a apresentar o voto.  As informações são do portal Uol.

Segundo ela, o Instituto Butantan deve apresentar mais dados sobre eficácia e segurança da vacina para o público-alvo. Todos os cinco diretores da agência seguiram o voto da relatora.

‘No desenvolvimento clínico, as etapas e protocolos são como degraus de uma escada. Não conseguiremos alcançar o topo sem passos firmes e persistentes. O Instituto Butantan deve continuar a gerar dados sobre a população adulta e realizar o estudo de fase 3 com dados robustos na população pediátrica.”

A relatora lembrou que o  instituto não apresentou estudos de fase 3 sobre a vacinação na população adulta. Em janeiro, a Anvisa concedeu autorização para uso emergencial da CoronaVac mesmo sem os dados completos.

Os diretores Rômison Rodrigues, Alex Machado, Cristiane Rose Jourdan e o diretor-presidente Antonio Barra Torres acompanharam o voto da relatora.

Por unanimidade, eles recomendaram que Ministério da Saúde considere a possibilidade de indicação da dose de reforço para grupos que receberam duas doses da CoronaVac, especialmente grupos prioritários como idosos e pacientes imunocomprometidos.

Fonte: Polêmica Paraíba com informações do Uol - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário