terça-feira, 20 de julho de 2021

Dia do Amigo

Conheça a origem e as histórias por trás da celebração do Dia do Amigo, comemorado nesta terça-feira, dia 20 de julho

Em tempo de pandemia, lembrar a amizade dos que foram vencidos pelo vírus ajuda a superar as perdas irreparáveis: amigo a gente não procura, o coração é quem encontra.

Comemorado nesta terça-feira, 20 de julho, em diversos países do mundo, tais como Uruguai, Moçambique, Brasil e Argentina, o dia do amigo foi criado para celebrar a paz e a amizade entre todos os povos e seres do planeta. Contudo, existem algumas controvérsias a respeito de sua criação.

Na América Latina, a criação do feriado é atribuída ao dentista, músico e professor de psicologia argentino Enrique Ernesto Febbraro. O professor teria sido inspirado pela chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969 e enviado milhares de cartas a países de todo mundo propondo a comemoração da data.

De acordo com a justificativa da lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, que institui o Dia do Amigo no Rio de Janeiro, "O Dia do Amigo foi instituído em Buenos Aires, na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo".

Para Febbraro, aquele pequeno passo do astronauta Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez na superfície lunar representava de fato um grande salto para a humanidade e não só do ponto de vista da ciência. Emocionado pelo contexto histórico e político de seu tempo, o músico viu naquele momento a oportunidade de criar uma nova era para a humanidade, marcada pela paz e a união entre todos os povos.

À época, o mundo passava por uma série de insurreições motivada pelas Revoluções Estudantis de Maio de 1968, que pregavam a liberdade, a cultura, o fim das sangrentas guerras, como a do Vietnã, que abalavam todo o mundo, a ampliação dos direitos civis e a paz mundial.

Na Argentina, estas culminaram no chamado “Cordobazo” de maio de 1969, uma insurreição popular liderada por Elpídio Torres e Atilio López contra a autoproclamada “Revolução Argentina”, essencialmente, uma ditadura militar. As insurreições se estenderam até 1972 e no ano seguinte acabaram conquistando a convocação de eleições gerais no país. Dessa forma, para Febbraro o que estava diante de seus olhos era o fim de um tempo de tirania e a oportunidade de construir novos laços com civilizações de todo o universo.

No Rio de Janeiro, o "Dia do Amigo” foi instituído por lei através de um decreto municipal promulgado no dia 1º de agosto de 2013 e os créditos pela celebração da data concedidos a Febbraro.

Ainda assim, a versão da ONU para a sua celebração é outra e data de um momento histórico anterior à chegada do homem à Lua. A data oficial para a comemoração segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é o dia 30 de julho. Além disso, ela é tida como conseguinte histórico da Cruzada Mundial da Amizade, idealizada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho em 1958, com o intuito de relembrar a importância da amizade entre os seres humanos e fomentar a cultura da paz.

Assim, no dia 27 de abril de 2011, a 65ª Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a proposta de celebração internacional da data apresentada conjuntamente por 43 países de todo mundo, incluindo o Brasil, e instituiu o dia 30 deste mês como o “Dia Internacional do Amigo”.

https://www.osaogoncalo.com.br/geral/109900/dia-do-amigo-conheca-a...

Nenhum comentário:

Postar um comentário