sexta-feira, 21 de maio de 2021

“Namoro” de Bolsonaro com os partidos para disputar a reeleição

‘DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA’: Qual partido terá a cara do presidente Jair Bolsonaro na Paraíba em 2022?

WhatsApp Image 2021 05 14 at 08.39.18 - 'DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA': qual partido terá a cara de Jair Bolsonaro na Paraíba em 2022?

Ainda sem partido e sem ter obtido êxito na formação do Aliança Pelo Brasil, o presidente Jair Bolsonaro tem conversado com legendas do campo conservador a fim de consolidar seu projeto político para disputar a reeleição pela Presidência da República em 2022. As movimentações no campo nacional já se refletem nos estados, inclusive na Paraíba.

De acordo com lideranças ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, pelo menos cinco partidos dialogam e podem avançar nas negociações para tê-lo como filiado: o antigo Partido da Mulher Brasileira, que mudou de nome para ‘Brasil 35’; Democracia Cristã (DC), Patriota, Partido Social Cristão (PSC), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Social Liberal (PSL), que já abrigou o presidente.

Se optar por um desses, os reflexos nos estados deve ser imediato, com ingresso de novos quadros e, em algumas situações, troca no comando das siglas. A criação do Aliança Pelo Brasil já está praticamente descartada para as eleições do próximo ano, isso diante das dificuldades encontradas com a tramitação do processo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na Paraíba

Um dos principais aliados do presidente no estado, o deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), disse que o presidente precisa ter ‘o controle da legenda na qual vai ingressar’. Ele não vê obstáculos para ingresso do presidente em uma dos partidos mencionados, e prega união das oposições do campo conservador ao lado de Bolsonaro, na Paraíba.

“Ele já falou por diversas oportunidades que só vai para o partido se tiver o controle, inclusive porque é o presidente. São muitos partidos, e ele está vendo isso, analisando direitinho para não dar errado.  [O objetivo] é chegar forte no ano que vem, fazer parlamentares estaduais, federais e o governador aqui na Paraíba”, ressaltou

Partido conservador: Deus, Pátria, Família

Para Gilberto Silva, a sigla de Bolsonaro deve ter um perfil ‘cristão’, que represente ‘Deus, pátria e família’. Ele pretende se filiar no mesmo partido que o presidente. “O partido vai ter a cara do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores. Por exemplo, se o presidente for para o PTB, teremos que ter o controle, pois não vamos fazer parte de uma legenda que está na base do governo estadual”, garantiu.

Faxina no PTB, mas sem filiação

Por causa dessa filosofia, a direção nacional do PTB, Roberto Jeferson, resolveu fazer uma verdadeira ‘faxina’ na sigla pelos estados, incluindo a Paraíba. O objetivo é afastar o partido da esquerda e alinhá-lo às ideias do presidente Jair Bolsonaro.

Apesar disso, o coordenador da agremiação no Nordeste, Coronel Meira, garantiu em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, que Bolsonaro não vai se filiar ao partido. Ele informou que o presidente deverá ‘escolher’ um vice do partido para a sucessão presidencial em 2022.

“Chegamos a um denominador, inclusive eu faço parte dessa negociação: não existe um partido só para o presidente. O PTB vai estar alinhado 100% a Bolsonaro. Vamos estar alinhado sim, fazendo as parcerias. O presidente vai escolher o [outro] partido que vai se filiar e a vice-presidência da República será do PTB”, ressaltou.

Dilema do PSD

Por outro lado, quem deve enfrentar uma situação ‘delicada’ é o PSD, cujos filiados na Paraíba também apoiam Bolsonaro. Ocorre que no campo nacional, o presidente da sigla, Gilberto Kassab, alinha-se cada vez mais ao ex-presidente Lula (PT), o que diverge dos interesses da executiva estadual.

À reportagem do site Polêmica Paraíba e da Arapuan, Romero Rodrigues negou que tenha a intenção de sair da legenda, mas defendeu que o partido apoie o presidente Jair Bolsonaro. Recentemente, disse também que deve votar novamente em Jair Bolsonaro em 2022. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reiterou a mesma posição.

Dessa forma, os apoiadores do presidente vivem na expectativa para o desfecho do “namoro” de Bolsonaro com os partidos. A sigla que abrigar o presidente, naturalmente, é a que vai ter ‘a cara’ do presidente na Paraíba, e consequentemente, agregar seus principais apoiadores, rumo ao desafio de 2022. Será um duro embate contra a esquerda.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário