segunda-feira, 17 de maio de 2021

Condições de frio e seco podem facilitar a disseminação da Covid-19

FRIO X PANDEMIA: entenda a relação do frio com a transmissão do vírus da Covid-19

WhatsApp Image 2021 05 13 at 17.40.09 - FRIO X PANDEMIA: entenda a relação do frio com a transmissão do vírus da Covid-19

A mudança repentina do clima que vem acontecendo, devido as fortes chuvas, em todo o estado da Paraíba, trouxe junto com ela, algumas consequências negativas para a saúde das pessoas, e que acendeu um alerta para os cuidados na transmissão do vírus da Covid-19.

Segundo dados do Centro de Medicina Baseada em Evidências, criado e coordenado pela Universidade de Oxford, eles sugerem que condições de frio e seco – típicas do inverno – podem facilitar a disseminação do novo coronavírus.

Evidências emergentes indicam que as condições climáticas podem influenciar a transmissão da Covid-19, com condições frias e secas sendo favoráveis ao aumento da disseminação.

Mas, de acordo com o infectologista, Fernando Chagas, o aumento do frio, diretamente, não age no vírus fazendo com que ele seja mais transmissível.

“O que acontece é que ele aumenta a transmissibilidade de forma indireta, porque com as chuvas as pessoas tendem a se aglomerar mais. Quando chove as pessoas procuram locais para se abrigar e escapar das chuvas, e acabam se aproximando de outras pessoas em um pequeno espaço, sem respeitar o distanciamento social”, disse, Fernando Chagas.

Outro componente que estimula a transmissão do vírus é a temperatura mais baixa. Segundo o infectologista, ela faz com que a mucosa nasal fique irritada e a junção disso com as aglomerações faz com que a pessoa fique mais propensa a receber o vírus.

“Como a mucosa nasal vai estar inflamada o vírus tende a entrar com mais facilidade. Então, em períodos de chuva e períodos com a temperatura mais baixa a transmissibilidade aumenta, não pela ação direta do vírus, mas, por uma série de fatores como esses descritos agora, que faz com que as doenças respiratórias sejam mais transmissíveis. Isso reflete também na Covid-19, lembrando que temos outros vírus que causam doenças respiratórias e que nesse período agora, de chuva, tendem a se proliferar mais rapidamente”, acrescentou, o infectologista.

O infectologista Fernando Chagas reforça os cuidados que todos devem ter para prevenir a transmissão dos vírus.

“Os cuidados são os que a gente já vem orientando em relação a Covid-19, evitar aglomerações, se tiver em ambientes fechados lembrar de evitar o toque, o contato que é o principal meio de transmissão, e sempre lembrar do uso da máscara”, concluiu, Fernando Chagas.

Fonte: Adriany Santos - Publicado por: Adriany Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário