domingo, 25 de abril de 2021

CPI da Covid 'ressuscita' Renan, que representa o que há de pior na política

Senador do PSD amazonense confirma que Renan Calheiros está consolidado como relator da CPI da Pandemia

Com os trabalhos planejados para começar no próximo dia 27, as articulações para os principais cargos da CPI da Pandemia seguem a todo vapor. Omar Aziz (PSD-AM) tem vantagem na disputa pela presidência à frente de Eduardo Girão (Podemos-CE). Já na relatoria, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) deve mesmo assumir o posto. A afirmação é do senador, Otto Alencar (PSD-BA), também integrante da comissão.

“Os nomes para presidente e vice são imutáveis, com Aziz e Randolfe Rodrigues, porque há acordo garantindo pelo menos sete votos a eles. Isso significa que Renan Calheiros será o relator. O Renan é líder da maioria no Senado, pouca gente presta atenção nisso. Ele tem mais do que legitimidade para relatar essa CPI”, disse Alencar ao jornal O Globo.

A CPI da Pandemia, que vai investigar ações e eventuais omissões do governo federal em meio à crise sanitária e fiscalizar recursos da União repassados a estados e municípios, começa no próximo dia 27 de abril e será realizada de forma semipresencial, com a possibilidade de participação dos senadores tanto pessoalmente, quanto virtualmente.

Ontem, em entrevista ao UOL, o senador Omar Aziz (PSD) confirmou que indicará Renan “sem dúvida” para a relatoria da CPI. Na semana passada, o Planalto agiu para que Renan Calheiros não fosse indicado para a relatoria. Além de ser crítico do governo de Bolsonaro, ele apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aziz argumentou que, se quisesse barrar a indicação, o governo federal deveria ter conversado com o MDB.

“Se o governo tinha interesse, teria que procurar o líder do MDB e indicar alguém ligado a eles. Não houve essa conversa. O MDB indicou Eduardo (Braga) e Renan. Por que Bezerra Coelho, que é ligado ao governo, não está na CPI? Não é o Omar Aziz que indicou o Renan. Tinha 16 nomes. Foram indicados Eduardo e Renan. Lá no MDB tem quem faz parte da base do governo e quem faz oposição. Eu faço oposição pontualmente. A maioria das propostas que o governo encaminhou eu votei a favor. Essa CPI não tem dono. Ninguém é maioria lá”, afirmou Aziz.

Fonte: UOL - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Samuel de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário