sábado, 10 de abril de 2021

Bolsonaro critica política de preços da Petrobras

Presidente Jair Bolsonaro volta a fazer críticas aos preços praticados pela Petrobras, em evento em Foz do Iguaçu

jair bolsonaro - destaque noticia - fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

As falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a Petrobras (PETR3PETR4) nesta semana aumentaram as apostas do mercado de que  estatal será alterada. Os recentes discursos afastam a perspectiva de que a empresa retome o patamar dos R$ 30 ainda neste ano, segundo analistas.

Pronunciamento do Bolsonaro sobre preço do gás natural

Na última quarta-feira, dia 07 de abril, em evento em Foz do Iguaçu (PR), Bolsonaro voltou a fazer críticas aos preços praticados pela Petrobras. “Não vou interferir, a imprensa vai dizer o contrário. Mas podemos mudar essa política de preço lá”, afirmou o presidente do Brasil. Na ocasião, ele se dirigia ao general Joaquim Silva e Luna, escolhido por ele para assumir a estatal.

Somando-se a isso, ele disse que o aumento do preço do gás natural, de 39%, é “inadmissível”. “Ele [Silva e Luna] sabe que é uma empresa que, mais do que transparência, tem que ter previsibilidade. É inadmissível se anunciar agora, o velho presidente ainda, um reajuste de 39% no gás. Que contratos são esses? Que acordos foram esses? Foram feitos pensando no Brasil? Em um período de três meses?”, ponderou.

Além disso, endossou que é preciso previsibilidade para a política de preços da empresa e que a população não pode viver com a “sanha arrecadatória” do governo federal e dos governos estaduais.

O discurso ocorreu durante posse do novo diretor-geral da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, que assume o lugar de Silva e Luna. Bolsonaro disse ainda que precisou retirar do Congresso o projeto de lei que alterava a forma de cobrança do ICMS sobre os combustíveis pelos Estados, mas que reenviará novamente a proposta em 15 dias.

Comunicado

Além disso, sobre as declarações atribuídas ao presidente da República, Jair Bolsonaro, envolvendo o reajuste de gás e sobre possíveis mudanças na política de preço da Petrobras, a estatal informa em comunicado que “indagou o seu acionista controlador, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), sobre a existência de informações relevantes que deveriam ser divulgadas ao mercado, e até o momento, não recebeu resposta”.

Brasil 123

Nenhum comentário:

Postar um comentário