segunda-feira, 26 de abril de 2021

Ajudemos ao juruense 'Carrin": saúde não se adia!

Com um câncer no pescoço crescendo assustadoramente, morador de Juru precisa de ajuda para realizar tratamento da doença 

A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

Por Geraldo Luiz

Até pouco tempo atrás, por orientação das pessoas mais velhas, a palavra câncer sequer podia ser pronunciada. As pessoas referiam-se a ela como "aquela doença". A ideia que se tinha era a de um mal sem cura, sem tratamento, sinônimo de término de vida. Felizmente, nos dias atuais, esse contexto já está bem diferente!

O momento contemporâneo é de crescentes avanços científicos e tecnológicos, que têm nos levado a assistir diversas histórias de sucesso de pacientes diagnosticados com câncer e que seguem seus afazeres e rotinas diárias sem grandes restrições. Quantas histórias não conhecemos de pessoas que receberam o diagnóstico, trataram e hoje estão curadas?

Na postagem anterior, o Blog JURU EM DESTAQUE mostra a luta do jovem prefeito de São Paulo contra essa terrível doença. Não bastasse o texto relatando a gravidade do quadro de saúde de Bruno Covas, a foto dele abraçado ao filho de 15 anos comove mais ainda. Rogamos a Deus, no entanto, que o neto do ex-governador Mário Covas tenha a mesma sorte que o ex-prefeito de Juru, no Sertão da Paraíba, teve no seu tratamento. Com um câncer diagnosticado no final do seu segundo mandato no cargo de prefeito, Luis Galvão enfrentou uma luta difícil contra a doença e, graças a medicina e a fé inabalável em Deus, ele venceu. 

Todos nós sabemos que o medo de descobrir algo, em exames e consultas de rotina, é um sentimento real. Afinal, receber um diagnóstico de câncer, realmente, não é nada fácil.

'Carrrin' deverá se submeter a uma traqueostomia, procedimento cirúrgico no pescoço para abertura de um orifício, indicado em emergências para pacientes com dificuldade na respiração por vias aéreas

Nessa pandemia, conversando com uma amiga evangélica para saber quem no bairro onde ela mora estava passando necessidades, tomei conhecimento de uma pessoa que está com um caroço no pescoço e que o mesmo estava crescendo assustadoramente. 

Eu precisava distribuir algumas cestas básicas que um amigo de São Paulo me encarregara de fazê-lo e fui até à casa do cidadão que Dayane Magalhães me falara levando alguns mantimentos. Então, pude constatar quão difícil está a vida daquele jovem pai de família, sem condições de trabalhar e lutando contra "aquela doença"Na ocasião, disse-me ele que estava recebendo apenas a ajuda do ex-prefeito Luis Galvão e da sua esposa, Dorinha, para realização de exames médicos em Campina Grande - PB. 

Um outro dia, casualmente encontrei em uma loja da cidade a esposa de 'Carrin', como é conhecido Carlos Henrique de Lima, de 54 anos de idade, irmão de criação do ex-prefeito Luis Galvão, e a ouvi dizer para uma amiga que há vários dias faltava gás de cozinha em sua casa para acender o fogão. Além do mais, estava sem dinheiro para pagar na farmácia os medicamentos do esposo, disse ela. Perguntei-lhe, então, dos dois qual ela queria que eu desse o dinheiro para pagar e ela preferiu o botijão de gás, pois precisava cozinhar alguma comida para família. Comprei o gás e eu mesmo fui levar. 

Recebendo apenas o benefício do Bolsa Família, Marcicleide, esposa de 'Carrin', confidenciava a uma amiga as dificuldades para pagar medicamentos na farmácia e comprar gás para cozinhar

Se alguém acha desnecessário esse relato, faço questão de divulgar porque, enquanto eu me sensibilizo com a situação e ajudo de alguma forma, alguém da família de 'Carrin' que deveria ajudar e não o faz, age tão somente com o intuito de fazer o mal, mentind0 ao dizer que mandaram dinheiro pra ele por mim. Essa pessoa deve ter cuidado com um processo, pois caluniar é crime!

Vi, a semana passada, pelas redes sociais, a evangélica Dayane Magalhães promovendo uma rifa para ajudar a 'Carrin', que é pai de uma menina de quatro anos, e me assustei com o tamanho do caroço nas fotos postadas por ela. Fui visitá-lo, no último sábado, levando comigo a minha ajuda e a minha solidariedade. Disse-lhe que nunca deixasse de me procurar quando precisasse, pois além de continuar lhe ajudando iria recorrer a alguns amigos para que fizessem o mesmo.

'Carrin' viajou nessa madrugada para Campina Grande onde passará por novos exames. Segundo ele, de acordo com o médico que o acompanha, deverá ser submetido a uma traqueostomia, procedimento cirúrgico no pescoço para abertura de um orifício, indicado em emergências para pacientes com dificuldade na respiração por vias aéreas. Ele apresentava tranquilidade, porém estava consciente da gravidade do seu quadro de saúde. Disse que não sabia quantos dias permaneceria em Campina Grande.

A publicação da foto, mostrando a grave enfermidade, foi devidamente autorizada por 'Carrin' e o mesmo farei em minha página no Facebook. O objetivo é tão somente sensibilizar outras pessoas para que possam também ajudá-lo e, nesse sentido, uma conta bancária será aberta em seu nome.

Devemos, pois, agradecer a Deus pela nossa saúde e dos nossos familiares, ajudando a quem mais precisa, não importa o valor. Pois, nada é pior, creio, do que se encontrar gravemente doente e sem condições de trabalhar para manter a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário