sexta-feira, 5 de março de 2021

Um dos mais temidos asteroides pela humanidade se aproxima da terra

Apophis, asteroide mais temido pela humanidade, se aproxima da terra nesta sexta-feira (05)

planeta - Asteroide mais temido pela humanidade, se aproxima da terra nesta sexta-feira (05)

Astrônomos de todo o planeta estão de olho no asteroide Apophis, um dos mais temidos pela humanidade. Eles estão aproveitando a aproximação com a Terra para estudar a rocha espacial gigante. Esta será a melhor oportunidade para observar este asteroide antes de 2029, quando o Apophis fará uma passagem assustadora.

O asteroide mais famoso do nosso sistema solar passará pela Terra nesta sexta-feira, 5, depois chegará ainda mais perto da Terra em 13 de abril de 2029, quando vai passar pela zona de satélites de alta altitude. Mas mesmo assim, o Apophis não atingirá a Terra como alguns previram – então, em vez disso, vamos nos concentrar no que a ciência está gerando desses voos.

O asteroide tem cerca de 300 metros de diâmetro e foi descoberto em 2004. As primeiras estimativas iniciais sugeriam que havia uma pequena chance do Apophis atingir a Terra em 2029, mas os cientistas descartaram essa possibilidade após olharem as imagens de arquivo, disse a NASA.

Mesmo que o planeta não esteja em perigo, no entanto, os cientistas ainda apreciarão os raros sobrevoos como o desta sexta-feira e a passagem de 2029 para observar a forma do asteroide – e talvez até mesmo as características da superfície em 2029.

A aproximação mais próxima de Apophis nesta sexta-feira será de 0,11 unidades astronômicas (uma unidade astronômica é a distância média entre a Terra e o Sol, ou cerca de 150 milhões de quilômetros). Embora o sobrevoo seja próximo em termos astronômicos, o Apophis permanecerá a uma distância de 44 vezes a distância entre a Terra e a lua.

Os telescópios pessoais podem ter dificuldade em ver o Apophis devido à sua fraqueza. Você precisará de um telescópio de 12 polegadas ou maior para localizá-lo visualmente, ou equipar um telescópio um pouco menor com uma câmera sensível para processar as imagens para visualização posterior.

Os cientistas adoram usar esses sobrevoos próximos para escanear rochas espaciais com radar para aprender mais sobre a forma e rotação dos asteroides. Infelizmente, o sistema de radar mais poderoso da Terra está permanentemente offline, uma vez que o radiotelescópio do Observatório de Arecibo em Porto Rico entrou em colapso em dezembro e está sendo desmontado.

A substituição provisória é Goldstone Deep Space Communications Complex da NASA na Califórnia , que foi programado para iniciar as observações do asteroide na quarta-feira (3 de março) e continuar até 14 de março. A missão espacial de caça asteroides NEOWISE também pode ser capaz de localizar o asteróide no final de abril.

Embora o Apophis não seja uma ameaça iminente para a Terra, os cientistas estão executando um cenário de defesa planetária fingindo que acabaram de avistá-lo no céu em dezembro, para se preparar para uma possível situação no futuro. Mas você pode ficar tranquilo, já que não há ameaças iminentes conhecidas na Terra neste momento – e a NASA e seus parceiros continuam a escanear o céu e praticar o gerenciamento de desastres, apenas para garantir.

Fonte: Click PB - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Um comentário:

  1. "Um dos mais temidos asteróides pela humanidade, se aproxima da terra". Que texto heim?

    ResponderExcluir