quarta-feira, 17 de março de 2021

Números mostram situação crítica dos hospitais da Paraíba

Três hospitais do Sertão têm 100% de ocupação de leitos de UTI Covid; taxa na Grande João Pessoa é superior a 90% – VEJA NÚMEROS

leitos uti - Três hospitais do Sertão têm 100% de ocupação de leitos de UTI covid; taxa na Grande JP é superior a 90% - VEJA NÚMEROS

Mesmo com o aumento na quantidade de leitos de UTI no combate à Covid-19, a taxa de ocupação continua alta em todo o Estado. Dados do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) mostram que alguns hospitais do Sertão têm taxa de ocupação de 100%, a Grande João Pessoa superior a 90% e Campina Grande com 85%. O órgão fez um levantamento nessa terça-feira (16) e divulgou os resultados nesta quarta-feira (17).

Segundo o CRM-PB, na Região Metropolitana de João Pessoa, nos seis hospitais públicos analisados (Prontovida, Santa Isabel, Clementino Fraga, Metropolitano, Frei Damião I e Hospital Universitário Lauro Wanderley), nos últimos 11 dias, houve um aumento de 30% na quantidade de leitos de UTI, subindo de 155 para 202. Contudo, a taxa de ocupação de UTI adulto nesses hospitais é de 92%, com apenas 16 leitos disponíveis.

Já para os hospitais privados analisados (Unimed e Nossa Senhora das Neves), houve um aumento de 21% na quantidade de leitos de UTI, também nos últimos 11 dias, aumentando de 85 para 103. Mesmo assim, a ocupação ainda se mantém alta: 90% no Nossa Senhora das Neves e 80% na Unimed. Os dados do censo mostram que havia cinco leitos disponíveis no primeiro e 10 no segundo.

Sertão

Já no Sertão, a situação é ainda mais crítica, com hospitais sem qualquer leito disponível. Segundo o CRM-PB, os hospitais da região apresentam taxa de ocupação de 94% de leitos de UTI. Porém, em três hospitais regionais (Patos, Cajazeiras e Pombal), a ocupação de leitos de UTI atingiu 100% nesta terça-feira. Apenas o Hospital Regional de Piancó estava com 86% de ocupação na UTI, com apenas um leito disponível e seis ocupados.

O Hospital Regional de Patos, que recebeu mais oito leitos de UTI, passando de 26 para 32, já está com todos ocupados. Em Cajazeiras são 13 leitos todos ocupados e, em Pombal, há seis leitos instalados, sem nenhuma vaga disponível.

Conforme o censo do CRM-PB, havia ainda três leitos disponíveis na UPA de Cajazeiras. Dos quatro instalados, apenas um estava ocupado.

Campina Grande

Em Campina Grande, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto se encontra em 85% e apenas o Hospital Pedro I apresentou uma ocupação abaixo de 80%. Nessa terça, o hospital, que tem 60 leitos de UTI instalados, apresentava 43 pacientes internados. Já o Hospital de Clínicas, também com 60 leitos de UTI, estava com 58 ocupados.

A situação também está crítica nos hospitais privados da cidade. A Clínica Santa Clara está com todos os seus dez leitos de UTI ocupados e o Hospital João XXIII, que possui nove leitos de UTI, possuía apenas três disponíveis.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário