quarta-feira, 24 de março de 2021

MS quer tornar mais eficiente a contagem dos mortos por Covid-19

MUDANÇAS NO SISTEMA: Ministério da Saúde solicita CPF, número de cartões do SUS e nacionalidade de pacientes com Covid-19

CARTÃO DO SUS - MUDANÇAS NO SISTEMA: Ministério da Saúde solicita CPF de mortos por Covid-19

O Ministério da Saúde (MS) passou a exigir, nesta quarta-feira (24), informações como CPF, número do cartão nacional do SUS (CNS) e a nacionalidade de pacientes com Covid-19 e fez o número de registro de óbitos despencar no estado de São Paulo, o que afeta os dados de todo o país.

A nova ficha distribuída às vigilâncias de saúde municipais e estaduais trouxe uma série de mudanças, a exemplo de um campo para informar se o paciente pertence a uma comunidade tradicional. Também é solicitado o número do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), se o paciente é brasileiro ou estrangeiro e se já foi vacinado contra a Covid-19.

O objetivo é tornar mais eficiente a contagem dos mortos e verificar, por exemplos, se pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 estão entre os mortos contabilizados diariamente. Todos esses campos inexistiam na versão anterior da ficha, em utilização desde julho de 2020.

Secretários estaduais de saúde reclamam das medidas e afirmam que elas não foram comunicadas com  a antecipação necessária.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário