terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Judicialização da primeira medida de Arthur Lira na Câmara

Grupo de Baleia Rossi vai ao Supremo Tribunal Federal contra ação de Arthur Lira que anulou registro do bloco partidário

Foto do(a) deputado(a) Arthur Lira

O líder do PT na Câmara, Ênio Verri (PT-PR), e o deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) disseram à CNN que irão ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), de anular o registro do bloco que apoiou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

A primeira medida de Lira à frente da Câmara acaba com a distribuição de cargos na Mesa Diretora feita com base no número de deputados de cada bloco.

Líder do PSB, Alessandro Molon, afirmou que também estudará ação judicial contra a medida. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, declarou que o recurso ao STF começou a ser discutido assim que Lira anunciou sua decisão.

Com base nos blocos registrados, o grupo de Rossi e o de Lira teriam, cada, três cargos titulares na Mesa Diretora. Por ter um maior número de integrantes, o grupo do vencedor teria apenas a preferência de indicar o primeiro vice-presidente. O critério daria ao PT o terceiro cargo mais importante, a primeira secretaria.

Lira alegou, para justificar sua decisão, que o bloco de Baleia foi registrado depois de 12h de segunda-feira (1º). O grupo de Baleia disse que o atraso foi causado por uma falha no sistema da Câmara.

Nota

Durante a madrugada, o bloco partidário que deu apoio à candidatura de Baleia Rossi emitiu nota sobre a decisão de Lira, afirmando que recorrerão ao STF.

Veja a nota:

“Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira. A eleição é una: não se pode aceitar só a parte que interessa. Ao assim agir, afrontando as regras mais básicas de uma eleição – não mudar suas regras após a sua realização -, o referido deputado coloca em sério risco a governabilidade da Casa. 

A insistir nesse caminho, perderá qualquer condição de presidi-la, já que seu primeiro ato desacredita o que acabara de dizer: que decidiria com imparcialidade. Foi a desmoralização mais rápida de um discurso que já se viu. A única voz que o mesmo aceita que se ouça na Mesa Diretora da Câmara é a voz daqueles que com ele concordam. Os que ousam defender uma Câmara altiva ele quer calar, já em seu primeiro movimento, tentando esmagar a representatividade de nossos partidos e de nosso bloco. 

Não aceitaremos. Vamos ao Supremo Tribunal Federal em defesa da democracia e do Parlamento brasileiro.

Brasília, 2 de fevereiro de 2021

Líderes e parlamentares do PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, PCdoB, CIDADANIA, PV e REDE”

Fonte: CNN - Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário