sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Assassinato com indícios de “justiçamento” ou “queima de arquivo”

DESVIOS, ASSALTO E MORTE: Operação Calvário aponta “grande influência” de Coriolano Coutinho e Pietro Harley na prefeitura de Queimadas - PB

WhatsApp Image 2021 02 04 at 11.28.08 - DESVIOS, ASSALTO E MORTE: Operação Calvário aponta "grande influência" de Coriolano Coutinho e Pietro Harley na prefeitura de Queimadas

Alvos de mandados de prisão na décima primeira e décima segunda fases da Operação Calvário, Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, e o empresário Pietro Harley foram apontados também como cabeças de uma tentativa de fraude na Educação, na cidade de Queimadas, junto ao ex-prefeito Jacó Moreira Maciel, em 2013.

Segundo o documento, Pietro também exercia “grande influência” na prefeitura de Queimadas e, por intermédio de Coriolano Coutinho, ambos operaram para que o município forjasse, de forma semelhante às denúncias em João Pessoa, uma ata de registro de preço (espécie de licitação), com o objetivo de viabilizar diversas aquisições de livros. No entanto, por motivos alheios (veja abaixo), essas compras não ocor­reram com o uso desta ata.

Encontro de Coriolano com prefeito Jacó Maciel: assalto e morte

Segundo depoimento de Bruno Donato, ex-motorista do empresário Pietro, em meio a um encontro entre Coriolano Coutinho e Jacó Maciel, numa fazenda em Queimadas, houve um assalto. O motivo do encontro era para tratar do “processo dos livros de Pietro”, afirma Donato.

Segundo o documento, durante a reu­nião houve uma ocorrência grave: o assalto. No depoimento, Donato afirma que Coriolano, Jacó e os demais que lá estavam, foram assaltados. Após isso, o suposto autor do delito foi assassinado, com claros indícios de “justiçamento” ou “queima de arquivo”. A família da então vítima vem atribuindo a Coriolano Coutinho, a autoria do homicídio.

O relatório destaca ainda que não é a primeira vez que Coriolano é apon­tado como o mandante de “justiçamentos”. Existem relatos e processos que investigaram a prática de tortura por ele e seus “capangas”, mas “muitos dos quais sequer passaram da fase de investigação, isto porque há diversos indícios da in­fluência desta organização criminosa junto ao sistema de justiça”.

Tentativa de fraude frustrada

A tentativa frustrada de utilização da ‘pesquisa de preços’ se deu depois que a Controladoria Geral do Estado proibiu a compra, através de um documento que não permitiu mais adesões a atas de municípios, apenas em atas da União ou de Estados.

Por isso, a prefeitura de Queimadas não conseguiu realizar a licitação, que seria fraudada, para adquirir os livros, segundo o MPPB.

VEJA O TRECHO DO DOCUMENTO QUE TRATA DO CASO

Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário