sábado, 16 de janeiro de 2021

Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 na Paraíba

Saiba o que você precisa saber sobre o plano de imunização da Paraíba contra a Covid-19

WhatsApp Image 2021 01 15 at 12.55.01 - VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: o que você precisa saber sobre o plano de imunização da Paraíba; CONFIRA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) detalhou, esta semana, o Plano Estadual de vacinação contra a Covid-19. O início da imunização está previsto para este mês, logo após a chegada das primeiras doses, que ocorre em 20 de janeiro. Conforme o documento divulgado, o estado possui 12 centrais regionais de rede de frio e 11 veículos refrigerados para a distribuição nas 12 gerências regionais do estado.

O plano está dividido em quatro fases. A primeira possui dois grupos e contempla a seguinte população: grupo 1: trabalhadores de saúde; povos de comunidades tradicionais quilombola; população indígena vivendo em terras demarcadas; grupo 2: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas de 80 anos ou mais e pessoas de 75 a 79 anos.

Ainda conforme o plano, o registro das doses aplicadas será nominal e individualizado, por meio do número do Cartão Nacional de Saúde ou número do CPF do usuário. A SES está estimulando a população a baixar e usar o aplicativo de celular do Ministério da Saúde, o Conect SUS, para agilizar no processo de vacinação. Segundo o Governo do Estado, a não apresentação do cadastro prévio e do aplicativo não será impeditivo ao ato de ser vacinado nas unidades de saúde.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, o Secretário Executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, informou que o detalhamento desse cronograma, com as datas das aplicações das doses para cada grupo, acontecerá assim que o Ministério da Saúde disponibilizar novos lotes das vacinas para a Paraíba. “O cronograma depende de um fator muito importante, que é o informe da quantidade de vacinas que vai chegar no Estado, mas de qualquer forma já temos prevista a primeira fase, que deve ocorrer até 10 de fevereiro”, esclareceu.

O ministro Eduardo Pazuello, afirmou em reunião com prefeitos paraibanos, que a vacinação contra a Covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20) da semana que vem. A data depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17).

A seguir, as informações sobre quantas pessoas serão vacinas por grupos prioritários, na Paraíba.

WhatsApp Image 2021 01 15 at 16.12.41 - VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: o que você precisa saber sobre o plano de imunização da Paraíba; CONFIRA

Polêmica Paraíba - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário