domingo, 20 de dezembro de 2020

Um Natal diferente

“UM NATAL SINGULAR”: padre fala sobre mudanças nas missas de Natal da Paraíba e faz reflexão sobre momento de pandemia

WhatsApp Image 2020 12 18 at 14.30.48 - "UM NATAL SINGULAR": padre fala sobre mudanças nas missas de Natal da Paraíba e faz reflexão sobre momento de pandemia

A principal celebração dos cristãos que é o Natal sempre foi marcado tradicionalmente por eventos que unem os fiéis durante dezembro para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Neste ano, porém, as festividades serão um pouco diferentes. Com a pandemia do coronavírus, as igrejas foram obrigadas a mudar as celebrações, restringido a quantidade de participantes, adotando medidas sanitárias e levando uma parte das atividades para a internet.

Na Paraíba, o arcebispo, Dom Manoel Delson, fez um alerta sobre a necessidade de manter os protocolos de segurança contra a Covid-19 em meio ao aumento de casos de infecção em todo o estado.

Dom Delson ressalta que a Paraíba vive uma nova fase da pandemia, e lembra que a Igreja assumiu com as autoridades públicas o compromisso de cumprir os protocolos e pede que haja distanciamento social, uso de álcool em gel e restrições nas missas e reuniões para evitar aglomerações. O religioso acrescentou que, caso essas regras não forem observadas, as igrejas podem ser fechadas pelas autoridades públicas.

De acordo com o padre Marcondes Menezes, pároco da igreja de Santa Júlia na cidade de João Pessoa, as mudanças que vão acontecer na missa de natal de 2020, seguem os protocolos sanitários, tanto o decreto emitido pelo governo estadual e municipal quanto o decreto da arquidiocese da Paraíba.

A novidade é que o vaticano emitiu um decreto, dando a possibilidade aos padres de celebrarem não só três missas, mas quatro missas nos dias 24 e 25 de dezembro, pois assim se multiplica a quantidade de missas para reduzir o fluxo de fiéis  e evitar aglomerações.

Padre Marcondes aconselha que os fiéis levem a sério a questão da pandemia “a pandemia não acabou, então o conselho que temos para dar é que levem a sério esse momento, pois é um momento de responsabilidade e de se proteger. Por que quando você se protege você está protegendo o outro”. disse.

Além de deixar essa orientação o padre Marcondes fez questão de deixar uma reflexão sobre esse Natal diferente. “Meu querido irmão e minha querida irmã, este Natal é singular, único, diferente e deve ser para nós um grande ensinamento. Gostei muito de uma frase que Papa Francisco disse estes dias, que ‘o Natal de 2020 deve ser menos consumista e mais autêntico’, ou seja, um  Natal que se leve em conta a realidade da presença do menino Jesus”, disse.

Nesse momento de pandemia onde diversas famílias passam por muitas dificuldades, padre Marcondes pede para que possamos lembrar da dificuldade do Natal de Maria e José para fazermos um Natal com mais sentido.

“O sentido do Natal precisa de purificação. O Natal de Jesus Cristo, do nascimento do Senhor, este ano nos recorda restrições, dificuldades, mas, pensemos no Natal da virgem Maria e de São José. Não foi um mar de rosas, quantas dificuldades eles tiveram? quantas preocupações? No mais, a fé a esperança e o amor guiaram a Maria e José. Ampararam a família de Nazaré. E que seja assim também para nós. Que essa dificuldade que também estamos vivenciando, nos ajude a purificar um pouco mais o modo de viver o Natal. Eu acredito que este Natal é resgatar a pureza e purificar o sentido do Natal, que é celebrar em família a vida do meninos Jesus” concluiu padre Marcondes.

Fonte: Adriany Santos - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário