quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Complicações clinicas da Covid-19

Covid-19 é cinco vezes mais mortal do que a gripe sazonal, diz resultado de um novo estudo

Os resultados dizem respeito a pacientes hospitalares


Covid-19 é cinco vezes mais mortal do que a gripe, diz novo estudo

Em comparação com os pacientes com gripe sazonal, os pacientes com Covid-19 hospitalizados enfrentam uma maior necessidade de ventilação e cuidados intensivos, estadias mais longas no hospital, mais complicações e quase cinco vezes o risco de morte. Estes são os resultados de um novo estudo, liderado por pesquisadores do VA Saint Louis Health Care System, publicado no BMJ.

O estudo analisou os registros médicos do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA para comparar os resultados de 3.641 pacientes Covid-19 hospitalizados entre 1 de fevereiro e 17 de junho com os de 12.676 hospitalizados com gripe de 2017 a 2019.

Em comparação com a gripe, a Covid-19 foi associada a um maior risco de morte, necessidade de ventilação mecânica e cuidados intensivos, e mais 3 dias de internamento.

Embora ambos os vírus afetem os pulmões, o estudo mostrou que o SARS-CoV-2 também pode causar danos a outros órgãos. O novo coronavírus também foi associado a um maior risco de lesão renal aguda, nova necessidade de diálise ou insulina, choque séptico grave e a necessidade de vasopressores para elevar a pressão arterial anormalmente baixa.

“Esses pacientes não tinham diabetes até terem Covid-19”, disse o co-autor ZiyadAl-Aly, MD. "Em seguida, o açúcar no sangue disparou e eles precisaram de grandes doses de insulina. A diabetes é reversível ou exigirá tratamento a longo prazo? Será diabetes tipo 1 ou tipo 2? Não sabemos".

Complicações de longo prazo desconhecidas

Pacientes com Covid-19 também apresentavam um risco elevado de embolia pulmonar, trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral, inflamação aguda do músculo cardíaco, anormalidades do ritmo cardíaco e morte cardíaca súbita, níveis elevados de troponina, ruptura muscular rápida e níveis elevados de aspartato aminotransferasee alanina aminotransferase (OR, 2,65), ambos os quais indicam lesão hepática.

"Mesmo para as pessoas que têm a sorte de sobreviver à doença aguda Covid-19, elas podem ficar para sempre marcadas pelo impacto duradouro das suas complicações clínicas de longo prazo", disse.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário