Ontem (18), foi comemorado o Dia do Médico, em uma referência ao Dia de São Lucas, conhecido como ‘Santo Padroeiro da Medicina’. Ao falar sobre a data, o diretor do Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba, Tarcísio Campos disse que a data acontece neste ano, num momento diferenciado, pois mais de 680 médicos já foram infectados pelo novo coronavírus e mais de 15 morreram só no Estado.

“Sem contar nas sequelas psicológicas que ficarão. Podemos perceber o quanto nossa profissão é de risco, estressante, com plantões diurnos e noturnos, muitas vezes seguidos de até 48 horas e muitas vezes em condições insalubres, agravadas pela pandemia, com a pressão psicológica de não conseguir vencer a batalha entre a vida e a morte”, disse Tarcísio Campos.

Segundo o CRM-PB, do total de médicos ativos na Paraíba, 51,5% são homens e 48,5% são mulheres. E, cerca de 60% dos médicos têm especialidade registrada no Conselho Regional.

“O percentual de médicos especialistas da Paraíba é semelhante à média nacional. Em 2018, o estudo Demografia Médica, produzido pelo CFM, revelou que 62,5% dos médicos brasileiros tinham o título do especialista”, completou o CRM Estadual, Roberto Magliano.

PB Agora