terça-feira, 6 de outubro de 2020

Derrotado na maioria das cidades paraibanas em 2018, Bolsonaro é mais bem avaliado que o governador e o prefeito de João Pessoa

IBOPE EM JOÃO PESSOA: Presidente Jair Bolsonaro supera governador João Azevêdo e prefeito Luciano Cartaxo em avaliação positiva

WhatsApp Image 2020 10 06 at 11.01.58 - IBOPE EM JOÃO PESSOA: Bolsonaro supera João Azevêdo e Luciano Cartaxo em avaliação positiva 

A primeira rodada de pesquisas do Ibope Inteligência, em João Pessoa, contratada pela TV Cabo Branco, apresentou um recorte interessante sobre a avaliação das administrações do prefeito Luciano Cartaxo (PV), do governador João Azevêdo (Cidadania) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O antes rejeitado presidente da República, derrotado na maioria das cidades paraibanas em 2018, aparece como o mais bem avaliado entre os gestores com influência na cidade.

Bolsonaro tem o governo aprovado por 43% dos eleitores pessoenses, considerando os entrevistados que classificaram como boa ou ótima a administração do gestor até o momento. O recorte mostra um crescimento que vem na esteira do pagamento do auxílio emergencial. Só para se ter uma ideia, se antes o perfil do eleitorado bolsonarista era constituído principalmente por brancos que ganham mais de 5 salários mínimos e evangélicos, agora, parecem entre eles também os que ganham até um salário mínimo.

F35D806F 03CC 4A5E 8A18 BF47FB13F96C 300x201 - IBOPE EM JOÃO PESSOA: Bolsonaro supera João Azevêdo e Luciano Cartaxo em avaliação positiva

Os números do presidente mostram por que tantos candidatos pessoenses se colocam como aliado do gestor e “lutam” pelo voto do eleitor bolsonarista. O rol inclui Wallber Virgolino (Patriotas), Nilvan Ferreira (MDB), João Almeida (SD) e Raoni Mendes (DEM). Jair Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad (PT) em 2018 na disputa pela Presidência da República.

João Azevêdo

O governador João Azevêdo aparece com a administração aprovada por 30% da população pessoense. A maior parte do eleitorado da capital, que foi vital para a eleição do gestor, em 2018, classifica o governo dele como regular. Azevêdo está na base de apoio do candidato Cícero Lucena (PP) na disputa pela prefeitura da capital.

D8FA0822 3070 4082 8BA2 34E73E102866 300x199 - IBOPE EM JOÃO PESSOA: Bolsonaro supera João Azevêdo e Luciano Cartaxo em avaliação positiva

Luciano Cartaxo

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, chega ao final da gestão com avaliação positiva da administração na casa dos 38%. O número de eleitores que consideram a administração municipal regular chega a 39%. Um dado adicional relacionado ao gestor é o que mede a avaliação pessoal. Por ela, ele aparece com 56%, o que coloca o prefeito como importante eleitor na disputa deste ano.

Cartaxo apoia a candidatura da ex-secretária de Educação do Município, Edilma Freire (PV), para a disputa das eleições deste ano.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 4 deste mês. Ao todo, foram entrevistados 602 eleitores da capital. A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela Televisão Cabo Branco LTDA./ TV Cabo Branco. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo No PB 07812/2020. A pesquisa foi feita de forma presencial, com os entrevistadores utilizando os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados.

Fonte: Suetoni Souto Maior - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Suedna Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário