sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Primeira vacina contra o novo coronavírus registrada no mundo.

Governo da Bahia assina acordo para distribuir até 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

14247 8C29C1F89EFC5B62 1024x576 - Bahia assina acordo para distribuir até 50 mi de doses da vacina russa Sputnik V

O governo da Bahia e o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) anunciaram nesta sexta-feira (11) a assinatura de acordo para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, a primeira contra o novo coronavírus registrada no mundo.

Com o acordo, o governo estadual poderá comercializar o imunizante em território nacional a partir de novembro, desde que a vacina seja aprovada pelos órgãos reguladores do país, por meio da Bahiafarma – fundação que atua na pesquisa científica e na produção e comercialização de medicamentos.

Pelo Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), também celebrou a assinatura do acordo com o RDIF. “Acredito na ciência e estou confiante nos resultados. É mais um importante passo dado para salvar vidas humanas, mas ainda precisamos contar com o seu apoio. Evite aglomerações, #UseMáscara e não se esqueça de higienizar as mãos!”, escreveu.

Em nota, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o governo “está muito satisfeito com o acordo (…) que que garantirá o acesso à vacina Sputnik V para o povo brasileiro, assim que for aprovado pelo autoridades regulatórias nacionais”.

Também em nota, a pasta destacou o fato de a vacina russa contra Covid-19 utilizar adenovírus humano, “uma plataforma para o desenvolvimento de vacinas que tem se mostrada segura ao longo de décadas, incluindo 75 publicações científicas internacionais e mais de 250 ensaios clínicos”.

“Estamos felizes de fazer uma contribuição tão importante na luta contra a pandemia fornecendo a vacina Sputnik V, segura e eficaz, para nossos parceiros no Brasil”, afirmou o CEO do RDIF, Kirill Dmitriev.

“A assinatura de acordos para fornecer a Sputnik V internacionalmente demonstra que muitos países reconhecem que vacinas com base no adenovírus humano são absolutamente indispensáveis para seu portfólio nacional de medicamentos”, completou.

O anúncio acontece dois dias depois de o RDIF anunciar a assinatura de contrato com a farmacêutica mexicana Landsteiner Scientific para fornecer 32 milhões de doses da Sputnik V. Além disso, em agosto o Paraná anunciou a assinatura de memorando de entendimento para testar e produzir a vacina russa. Ao todo, Moscou já recebeu pedidos de 1 bilhão de doses da vacina.

Testes clínicos

A vacina Sputnik V está sendo avaliada, na fase 3 dos ensaios clínicos, em aproximadamente 40 mil pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a Bahia, por meio do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Couto Maia, submeterá à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para testes clínicos em 500 brasileiros.

A expectativa do governo do estado é que os testes comecem já em outubro.

Fonte: CNN Brasil -  Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário