quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Dia de São Miguel Arcanjo

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO, PADROEIRO DA CIDADE DE TAVARES, NO SERTÃO DA PARAÍBA

São Miguel Arcanjo

Miguel é um nome atribuído na Bíblia a um anjo ou arcanjo, numa posição de líder de exércitos celestiais. É um dos três anjos mencionados por nome na Bíblia, juntamente com Rafael no livro de Tobias e Gabriel no livro de Daniel e no Evangelho de São Lucas.

São Miguel aparece em bíblias e escrituras de várias religiões. No dia 29 de setembro, fiéis do mundo todo celebram o Dia de São Miguel Arcanjo, para lembrar da luta do guerreiro de Deus contra o mal.

A data especial é celebrada não só pelos cristãos, mas também por judeus e muçulmanos, com o objetivo de homenagear um dos sete espíritos pros de Deus. São Miguel é visto, de maneira geral, como o anjo do arrependimento e da justiça. Ainda, em Hebraico, o significado de Miguel traz a ideia de alguém que é similar a Deus.

A Igreja Católica considera Miguel o padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, médicos, policiais, paraquedistas, radiologistas e da própria instituição cristã. No Dia de São Miguel, é comum pedir orações para afastar ações ruins, como o ódio, a mentira e a violência.

História

Seja cristão, hebraico ou judaico, São Miguel sempre é lembrado como um grande protetor. Por mais que os textos sejam diferentes em cada livro sagrado, a história de Miguel é abordada com grande honra devido à suas conquistas contra o mal.

Este arcanjo é considerado o padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, policiais, paraquedistas, radiologistas e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Para os hebraicos, Miguel é visto como um grande príncipe que chega em tempos de tribulação para livras os filhos de Deus do caminho do mal. “Nesse tempo Miguel vai se levantar, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo”.

No novo testamento católico, a bíblia lembra de uma guerra no céu em que Miguel – o mais forte dos anjos – derrota o Satã. “Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus anjos. Após o conflito, Satã foi atirado à terra juntamente com os anjos caídos de onde eles ainda tentam “desviar o caminho da humanidade”.

Aparições

A aparição de São Miguel aconteceu na região de Colossos, onde atualmente fica a Turquia, depois que São João Evangelista falou sobre anjos e anunciou que o santo iria proteger a cidade de todas as ameaças maléficas.

Após proferir essa sentença, surgiu uma fonte na porta da cidade, onde os doentes com o sinal da cruz e a invocação do Arcanjo, encontrariam a cura de todos os males do corpo e da alma.

Ainda, no alto do Monte Gargano, um pastor quis obrigar uma ovelha a sair de uma caverna. Como o animal não saía do local, ele atirou uma flecha lá dentro, a qual voltou com a mesma velocidade e deixou o homem ferido. O Bispo da região entendeu o caso como um sinal de Deus.

Dessa forma, o consagrado anunciou um jejum de três dias em toda a diocese, pedindo ao Senhorq eu revelasse o que estava acontecendo. Depois do período passar, São Miguel apareceu e declarou que a caverna deveria se tornar uma igreja, local para reviver a fé e a devoção dos féis no seu amor e proteção.

Santuário de São Miguel Arcanjo

Assim como na história, o bispo de Siponto ordenou a criação de uma igreja na caverna em que o pastor de ovelhas atirou flechas. Esse local ficou conhecido Santuário de São Miguel Arcanjo, hoje na Itália, fica próximo do Monte Gargano, na província de Foggia.

Esse é o santuário mais antigo da Europa Ocidental e é um local importante desde a Idade Média. A igreja foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco como parte de um grupo de sete construções italianas.

A arquitetura do local tem piso retangular onde um octógono é a base para uma alta cúpula. A igreja foi construída no século XI, mas o castelo foi ampliado desde então para abrigar mais fiéis. A caverna, no lado esquerdo do santuário, abriga um poço sagrado cheio de ofertas, além de um trono em mármore.

Bíblia Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário