domingo, 30 de agosto de 2020

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

AGOSTO LARANJA: Centro de Referência paraibano é destaque no tratamento da esclerose múltipla

news 29 - AGOSTO LARANJA: Centro de Referência paraibano é destaque no tratamento da esclerose múltipla

O laranja é a cor usada para representar a campanha do mês de agosto. No dia 30 de agosto comemoramos o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença que atinge mais de dois milhões de pessoas no mundo. Na Paraíba, o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) estima mais de 328 pessoas portadoras da doença.

O Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba tem sido destaque em todo o Brasil no gerenciamento e monitoramento de pacientes com a doença durante a pandemia do coronavírus.

Além do tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, o centro vem desenvolvendo trabalhos sociais, além de uma plataforma própria (em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – Funad) de informações sobre teleconsulta.

“Não suspendemos as atividades em nenhum momento durante a pandemia. Temos realizado webmeetings e lives para pacientes e garantimos o atendimento, mesmo que à distância”, informou a neurologista e coordenadora do Centro, Bianca Oliveira.

A doença degenerativa acomete principalmente, mulheres entre 20 e 40 anos.

“É importante ficar alerta aos sinais. Se você tem embaçamento da visão de apenas um dos olhos e esse fator vai e volta, tem entre 20 e 40 anos, é mulher e já percorreu várias especialidades, mas não fechou diagnóstico, é possível que você esteja diante de uma doença neurológica autoimune”, afirma a neurologista Bianca.

Mesmo com tantos avanços da medicina, a Esclerose Múltipla não tem cura, mas existem tratamentos com medicamentos imunomoduladores que são capazes de reduzir a possibilidade de novos surtos. Os tratamentos podem modificar a evolução da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Fonte: Larissa Freitas - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário