sábado, 20 de junho de 2020

Noite igual do repente e da viola nunca mais vista em Juru e região

PROJETO CULTURAL DA PREFEITURA COM O SAUDOSO REPENTISTA VALDIR TELES, TROUXE GRANDES ESTRELAS DO REPENTE E DA VIOLA PARA SE APRESENTAREM EM JURU EM 2024

Por Geraldo Luiz
Como amante da cultura nordestina e prefeito de Juru, no Sertão da Paraíba, no ano de 2004 tive a oportunidade de realizar o GRANDE ENCONTRO DE CAMPEÕES DE VIOLA DO NORDESTE, reunindo em praça pública os maiores repentistas do Brasil.
O evento aconteceu no dia 13 de junho de 2004, há dezesseis anos atrás, logo após a realização da festa de padroeiro do povoado Cachoeira dos Costas, na zona rural do município. 
Desde então, a população juruense não teve mais o privilégio de assistir a arte baseada no improviso cantado, especialmente forte no nordeste brasileiro, cujas raízes têm origem na região de Teixeira, na Paraíba.
Dinheiro para tal finalidade não falta, embora a administração municipal prefira gastar com coisas de menor importância cultural, ou nenhuma, como lembrancinhas e jantares no meio da rua, entre outras despesas que cheiram a gastos fictícios ou superfaturados.
Apesar de ser da geração que amava os Beatles e os Rolling Stones, não fiquei imune à cantoria de viola, assim como o forró, onipresente em nossa região. Tornei-me então amigo do saudoso repentista Valdir Teles, com quem foi possível viabilizar o projeto para concretização do ambicioso evento cultural, tendo conseguido trazer grandes estrelas do nível do próprio poeta cantador, um dos mais aclamados repentistas do país, conhecido pela versatilidade e versos rápidos. Além de Valdir, foi possível trazer em um só dia Geraldo Amâncio, Zé Viola, João Paraibano, Sebastião Dias, Sebastião da Silva, Louro Branco, Fenelon Dantas, Raimundo Borges e o famoso repentista juruense Gilberto Alves.   
Embora constassem na programação do evento, os poetas Ivanildo Vila Nova e Moacir Laurentino tiveram suas contratações substituídas por Zé Viola e Fenelon Dantas, em virtude da rivalidade na profissão com Geraldo Amâncio.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "rande Encontro de Campeõe de Viola do Nordeste JURU-PB DIA 13 DE JUNHO DE 2004 Em Praça Publica Valdir Teles Sebastião Dias João Paraibano Sebastião da Silva Ivanildo Vila Nova Moacir Laurentino Geraldo Amâncio Louro Branco Raimundo Borges Gilberto Alves Participação Especial: ocinha de Passira Minervina Francisca ERNO MUNICIPAL DE JURU Em busca um novo Tempo"A imagem pode conter: texto
A festa do repente e da viola realizada em Juru naquele ano foi um sucesso, ímpar, sem outra igual na região até hoje.   
Quando já não era mais prefeito, um II GRANDE ENCONTRO DE POETAS REPENTISTAS ainda foi idealizado por mim e o saudoso Valdir, que  no dia 24 de março desse ano nos deixou, aos 64 anos, vítima de infarto.

Um comentário: