sábado, 16 de maio de 2020

Pequena cidade do interior da Paraíba registra 35 casos de Covid-19

COM POUCO MAIS DE 4 MIL HABITANTES, SÃO JOSÉ DO SABUGI TEM 35 CASOS DE CORONAVÍRUS CONFIRMADOS

A pequena cidade de  São José do Sabugi, no Sertão da Paraíba, com pouco mais de 4 mil habitantes, foi destaque essa semana na imprensa paraibana por confirmar de uma só vez 34 casos de Covid-19 no município. Logo depois, mais um caso foi registrado totalizando 35.
De acordo com informações do Blog SERTÃO EM DESTAQUE, os primeiros casos confirmados no município foram detectados no dia 08 de maio através de uma empresa que está construindo parques eólicos na região, que realizou exames sorológicos exigidos para admissão das pessoas que se inscreveram para trabalhar. Na ocasião, foram realizados 32 exames e, destes, 3 testaram positivo. 
Na última terça-feira, 12, ainda segundo o blog, a empresa apresentou o resultado de mais 19 exames e comprovou que mais uma pessoa estava infectada pelo coronavírus, totalizando 4 casos. Porém, 3 deles não residem em São José do Sabugi. 
Diante da confirmação desses casos, a empresa de construção de parques eólicos comunicou o registro dos mesmos a secretaria de Saúde do município, que tomou a decisão de realizar exames do tipo sorológico em 90 crediaristas que trabalham em outras regiões, já que exames de testes rápidos realizados anteriormente em pessoas que não estavam com suspeita da doença não testaram positivo. Todavia, 34 desses 90 exames realizados nos crediaristas tiveram o resultado confirmado como positivo para Covid-19.
A secretaria municipal de Saúde de São José do Sabugi também realizou 33 testes rápidos em familiares das pessoas que tiveram resultado positivo, sendo que todos eles testaram negativo, informou o blog.
Segundo Wander Rudney, proprietário do Blog SERTÃO EM DESTAQUE que é casado com uma juruense e mora em São José do Sabugi, no geral o município realizou 174 exames, em menos de uma semana, em pessoas que não eram suspeitas nem apresentavam sintomas de coronavírus, sendo que 33 foram testes rápidos. Uma iniciativa considerada inédita da gestão, no Brasil, para uma cidade tão pequena que só havia apresentado até a última terça-feira, 12, dois casos suspeitos que inclusive foram descartados.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário