quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Mudança ministerial

Com mudança ministerial, presidente Jair Bolsonaro discute oferecer embaixada a Osmar Terra


***ARQUIVO***BRASILIA, DF, 04.12.2018: Ministro Osmar Terra (Cidadania) deixa sede do governo de transição, em Brasília - (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Com a decisão de deslocar o ministro Onyx Lorenzoni da Casa Civil para a Cidadania, o presidente Jair Bolsonaro ofereceu o comando de uma embaixada ao ministro Osmar Terra, que ficou de consultar sua família antes de dar uma resposta sobre o convite.
A ideia de indicar o ministro para uma embaixada, segundo assessores presidenciais, foi debatida ao longo desta quarta (12) pelo presidente com o Ministério de Relações Exteriores. A medida seria uma forma de compensar a saída de Terra da Esplanada dos Ministérios.
Foram postas na mesa duas representações diplomáticas: Argentina e Espanha. À frente de ambas estão nomes indicados pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).
Bolsonaro pretende definir a mudança com Osmar Terra até esta sexta-feira (14).
Para assumir o posto no exterior, o ministro precisaria renunciar ao mandato de deputado federal pelo MDB.
Na semana passada, como a Folha de S.Paulo mostrou, o presidente decidiu retirar Onyx da Casa Civil e passou a cogitá-lo para a Cidadania. O ministro foi avisado nesta quarta-feira (12) que será deslocado para a pasta, que gerencia, por exemplo, o programa Bolsa Família.
A ideia é que, a partir de agora, a Casa Civil deixe de atuar de maneira informal na articulação política e tenha o perfil gerencial reforçado.
Em conversas reservadas, o presidente vinha reclamando da lentidão de programas federais e do atraso na conclusão de projetos. Para ele, a insistência de Onyx em atuar junto ao Poder Legislativo comprometeu o ritmo do governo.
Para evitar que o cenário se repita, o presidente convidou para o posto um militar, o general Walter Souza Braga Netto atual chefe do Estado-Maior do Exército e que foi interventor federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro.
Segundo relatos feitos à reportagem, no entanto, Braga Netto tem resistido ao convite, o que levou o presidente a avaliar duas alternativas: o general Geraldo Antonio Miotto, atual Comandante Militar do Sul, e o almirante Flávio Augusto Viana Rocha, atual comandante do 1º Distrito Naval.
Caso nenhum dos militares aceite assumir a pasta, o presidente avalia uma solução interna: deslocar Ramos da Secretaria de Governo para a Casa Civil. Nesse caso, Bolsonaro considera colocar à frente da articulação política o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), amigo de longa data.
Yahoo - GUSTAVO URIBE E JULIA CHAIB - Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário