domingo, 5 de janeiro de 2020

Pelo twitter, Trump sobe o tom contra o Irã

Donald Trump diz que se Irã atacar americanos, Estados Unidos enviará força militar sem hesitação

Segundo o presidente americano, país gasta trilhões de dólares em equipamentos militares e tem a melhor força militar do mundo


Trump usou o Twitter para ameaçar enviar forças militares ao Irã em caso de ataques a americanos - Kevin Lamarque/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou novamente o Twitter para subir o tom contra o Irã. Após dizer que o governo americano tinha 52 alvos para atacar os iranianos em caso de retaliação a morte do general iraniano Qassem Soleimani, o presidente dos EUA afirmou na madrugada deste domingo, 5, que o país gasta 2 trilhões de dólares em equipamentos militares e, se o Irã atacar bases ou cidadãos americanos, ele não hesitará em enviar “esses novos e bonitos equipamentos” .
A tensão entre Estados Unidos e Irã disparou na última quinta-feira após um bombardeio por drones autorizado por Trump matar o general iraniano Qassem Soleimani, considerado herói e a segunda pessoa mais poderosa do Irã. Em entrevista coletiva na última sexta-feira, Trump disse que o ataque que matou o militar já deveria ter acontecido há muito tempo, mas ponderou dizendo que o país não quer começar uma guerra. O Pentágono afirmou que Soleimani representava ameaça iminente aos Estados Unidos.
O corpo do general iraniano chegou ao país neste domingo, após milhares de pessoas acompanharem o cortejo em Bagdá, capital do Iraque, onde foi morto. O corpo de Soleimani deve passar por diversas cidades do Irã. Na passagem pela cidade de Ahvaz, no sudoeste do país e na fronteira com o Iraque, milhares de pessoas acompanhavam o funeral em meio a gritos de “Morte à América” e também protestos contra Israel e Arábia Saudita, aliados dos Estados Unidos. Na sexta-feira, líderes iranianos haviam prometido vingança à ação americana.
Mais cedo pelo Twitter, Trump voltou a classificar Soleimani, comandante de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e considerado a segunda autoridade mais importante do país, como um “líder terrorista” que matou um americano e feriu “muitos outros”.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário