segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Juru fica fora das cidades que receberão R$ 11 milhões do Ministério da Saúde

VIAGENS DE COMITIVA JURUENSE À BRASÍLIA NÃO TRAZEM PARA O MUNICÍPIO BENEFÍCIO ADQUIRIDO POR OUTRAS CIDADES DA REGIÃO

A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Wanderley Rodrigues, Dioni Medeiros e Marquinhos Alves, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Foto: Reprodução/Internet
Água Branca, Imaculada, Tavares e Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, estão entre os 21 municípios paraibanos contemplados para receber R$ 11 milhões para atendimento domiciliar de pacientes com dificuldade de se locomover. Segundo o Ministério da Saúde, o repasse tem como objetivo diminuir a demanda por atendimento nos hospitais públicos.
De acordo com o Ministério, a verba é destinada para a contratação de 410 equipes do Sistema único de Saúde (SUS) de Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e Multiprofissionais de Apoio (Emap). A quantia será dividida entre as cidades indicadas e os valores estão no Diário Oficial da União.
As Emad são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que ofertam suporte médico completo aos pacientes que estão acamados, e as Emap são compostas por três profissionais de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, farmácia ou terapia ocupacional.
O objetivo do Ministério da Saúde é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais e também evitar as internações e reinternações de pacientes, além de diminuir o tempo de permanência de internação dos usuários do SUS. 
Uma pergunta, no entanto, insiste em não calar:
De que serviram tantas viagens dos políticos juruenses à Brasília - que mais pareciam um time de futebol em excursão -, se não conseguiram para Juru os mesmos benefícios que os municípios vizinhos?
Embora ainda haja quem diga que foram a trabalho e não a passeio, a única impressão que fica é que tais viagens serviram apenas para 'afagar' alguns políticos e auxiliares mais próximos do 'dono da caneta' que assina o pagamento de despesas desse tipo com recursos públicos.   
Serão beneficiados pelo Ministério da Saúde os seguintes municípios:
Água Branca, Alcantil, Belém, Boa Ventura, Bonito de Santa Fé, Campina Grande, Coremas, Esperança, Imaculada, Itabaiana, Ingá, Mamanguape, Patos, Princesa Isabel, Riachão do Bacamarte, Santa Rita, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Sapé, Solânea e Tavares.
G1 - PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/01/04/paraiba-vai-receber-r-11-milhoes-para-atendimento-de-pessoas-com-dificuldade-de-locomocao.ghtml

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário