terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Dezenas de pessoas morrem pisoteadas durante funeral

Tumulto deixa ao menos quarenta mortos durante funeral do general Qassem Soleimani no Irã

Incidente aconteceu na cidade natal do general; centenas de milhares de pessoas foram às ruas do país para homenagear o militar



Funeral do general iraniano Qassem Soleimani na cidade de Kerman - Atta Kenare/AFP
Dezenas de pessoas morreram pisoteadas durante um tumulto no funeral do general iraniano Qassem Soleimani nesta terça-feira, 7. O incidente aconteceu em Kerman, no sudeste do Irã, cidade natal do militar morto na semana passada em um ataque aéreo americano em Bagdá.
A confusão deixou pelo menos 40 pessoas mortas e 230 feridas, segundo informou o diretor do Serviço Nacional de Urgências iraniano, Pir Hossein Koulivand, à uma televisão estatal no balanço mais recente sobre a tragédia. Kolivand explicou ainda que o incidente foi causado por uma aglomeração.
O cortejo com o corpo de Soleimani levou centenas de milhares de pessoas às ruas da capital Teerã e de outras cidades no Irã. O funeral contou com a presença do líder supremo do Irã, Ali Khamenei. O aiatolá e os principais comandantes militares do país prometeram retaliação contra os Estados Unidos pela morte do general.
Soleimani será enterrado em um cemitério de Kerman como um “mártir” do Irã.
Tensão
O Parlamento iraniano aprovou nesta terça uma moção que classifica as forças armadas americanas e o Pentágono como “terroristas”, abrindo caminho para ações de retaliação.
Veja com agências AFP, Reuters e EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário