quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Moradores de rua do Recife ganham abrigo noturno

Abrigo Noturno Irmã Dulce dos Pobres é inaugurado em Recife para abrigar morador de rua


8966a3d3288a75e87314e572b9e4291b - Abrigo noturno para morador de rua é inaugurado no Recife

Ao invés de dormir ao relento, suscetível à chuva, ventos e violência, moradores de rua do Recife passam a contar com o Abrigo Noturno Irmã Dulce dos Pobres, inaugurado nesta terça-feira (24/12) pela prefeitura. Localizado na Travessa do Gusmão, no bairro de São José, Centro da cidade, o espaço funcionará diariamente das 19h às 7h. Há área de convivência, banheiros e dois dormitórios climatizados (masculino e feminino) para receber até cem pessoas, sendo 60 homens e 40 mulheres.
Os usuários foram previamente cadastrados pela Secretaria Executiva de Assistência Social. O acesso será controlado por catraca, liberada após confirmada a identidade da pessoa. Ao chegar no abrigo, a sugestão é que o morador de rua tome um banho. Receberá toalha e um kit de higiene. Armários individuais e com cadeado serão disponibilizados para guardar objetos pessoais.
Segundo a prefeitura, idosos, pessoas com deficiência e quem vive há menos tempo em situação de rua terão prioridade no acesso ao abrigo
“A maioria da população de rua é masculina, por isso foram mais vagas para homens. Todos os usuários poderão jantar no restaurante popular que vamos inaugurar na próxima sexta-feira, na Rua Floriano, também no bairro de São José, antes de ir dormir no abrigo”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.
“Catorze milhões de pessoas no Brasil entraram na faixa de pobreza. Esse abrigo será um serviço importante para quem mora na rua, com banho de chuveiro, atendimento psicossocial e uma dormida digna”, destacou o prefeito Geraldo Julio, durante a inauguração. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou da solenidade e abençoou o espaço.
“É doloroso ver pessoas dormindo nas calçadas. É importante Recife ter um abrigo para essas pessoas e ser inaugurado justamente na véspera do Natal, época de maior solidariedade”, comentou dom Fernando. “Ainda é pouco, pois o contingente de população de rua aumentou consideravelmente. Mas considero uma grande conquista e um avanço”, afirmou Irmã Julita Soares, da Pastoral Povo de Rua.
PRIORIDADES
Segundo a prefeitura, idosos, pessoas com deficiência e quem vive há menos tempo em situação de rua terão prioridade no acesso ao abrigo. Para garantir o convívio e rotina saudável no equipamento, haverá um contrato de convivência interna com as regras a serem seguidas no ambiente. Uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e cuidadores atuará no local, além de pessoal administrativo, portaria e serviços gerais. Alguns dos funcionários, inclusive, são ex-moradores de rua.
Fonte: JC Online - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário