terça-feira, 6 de agosto de 2019

Olha, quem fala!

Ministro Gilmar Mendes critica Lava-Jato: ‘Organização criminosa para investigar pessoas’


Foto: STF/Divulgação Correio Braziliense
O Supremo Tribunal Federal está no centro de uma turbulência que atinge os poderes. Diálogos trocados entre o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná, e outros integrantes do Ministério Público Federal indicam a origem de uma investigação informal contra o presidente da Corte, Dias Toffoli, e o ministro Gilmar Mendes a partir de familiares.
A reação em torno do caso começou na semana passada, com decisões determinando o envio das mensagens ao tribunal.
Em entrevista exclusiva ao Correio na noite da última quinta-feira, Gilmar Mendes, um crítico a determinadas ações policiais e medidas judiciais – como a condução coercitiva – aponta falhas em órgãos de correção, para impedir erros e abusos por parte dos integrantes da força-tarefa.
O magistrado diz que faltou experiência por parte dos procuradores e que condutas de integrantes da Lava-Jato evidenciam a existência de uma “Orcrim”. “Há uma organização criminosa para investigar pessoas.”
Indicado para a Corte em 2002 pelo ex-presidente Fernando Henrique, ele é doutor em direito pela Universidade de Münster, na Alemanha. Um dos integrantes mais controversos do STF e respeitados pelos colegas, Gilmar Mendes é alvo de críticas na internet e nas ruas — se antes de petistas, agora, de defensores da Lava-Jato. 
Leia a íntegra da entrevista clicando aqui.
Fonte: Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário