domingo, 4 de agosto de 2019

Falas de Zé movimentam noticiário político paraibano

Zé Maranhão pode ir até a lua, mas até onde pode ir o MDB de Zé Maranhão? – Por Anderson Costa


WhatsApp Image 2019 08 04 at 15.26.27 300x103 - Maranhão pode ir até a lua, mas até onde pode ir o MDB de Maranhão? - Por Anderson Costa
Duas falas do senador José Maranhão, na última semana, durante a reunião que lhe reconduziu a presidência do MDB movimentaram o noticiário político paraibano. As falas de Maranhão, apesar de rápidas, apontaram quais deverão ser os rumos do MDB para a próxima eleição municipal na cidade de João Pessoa. O senador, de 85 anos, aqueceu o tabuleiro da política paraibana, pois além de manter-se na presidência do MDB na Paraíba, Maranhão sinalizou que poderá disputar mais uma vez a prefeitura de João Pessoa ao dizer que teria folego para ir até a lua.
A presença de Maranhão como uma opção nas eleições municipais da capital paraibana em 2020 já é tida como favas contadas por muitas pessoas que já viram o senador disputar quatro pleitos diferentes desde 2010. E se Maranhão, assim como o protagonista do filme Viagem à Lua de Georges Méliès, se sente capaz de conquistar até mesmo o espaço sideral sem perder o fôlego, muito provavelmente ele também manterá o seu padrão de não abrir mão do espaço de protagonismo na chapa do seu partido em 2020. Inegavelmente Maranhão, um grande apreciador da aviação, já alçou grandes voos na política paraibana e podemos dizer pela extensão de sua carreira e pela marca que ele deixou na história paraibana que ele já conquistou até mesmo um corpo celeste próprio no céu da política.
E por ser uma liderança indiscutível dentro do seu partido, que a outra fala do senador durante a convenção chama tanto a atenção. Pois, Maranhão apontou que o MDB paraibano se aproxima cada vez mais de ter o deputado estadual Walber Virgolino nos seus quadros. Polêmico e com uma pauta que tem muita aceitação popular, Walber chegaria ao MDB não apenas como uma lufada de ar novo no partido mais tradicional do estado, mas também buscando fortalecer seus anseios de disputar a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Mas com a chegada de Walber ao MDB, ele e Maranhão se veriam em uma encruzilhada, pois um dos dois teria de abrir mão da possibilidade de disputar a prefeitura de João Pessoa e protagonizar os quadros da legenda no ano que vem. Independentemente de qualquer que seja o nome a dar este passo para o lado, será uma surpresa por não ser uma ação comum a nenhum dos dois. Os motivos que fazem Maranhão um bom nome para disputar qualquer que seja a eleição são notórios e acredito que eu estaria chovendo no molhado ao buscar apresenta-los para o povo paraibano, então irei ater-me ao porquê acredito que José Maranhão deve lançar Walber para a disputa e assim fortalecer o seu partido.
A verdade é que se atualmente Maranhão tem fôlego para ir até a lua, o seu partido respira como um homem de meia idade que vem fumando dois maços de cigarro todos os dias desde os seus 18 anos de idade. Em 2018, toda a Paraíba viu uma grande debandada de nomes fortes do MDB nas vésperas da eleição, perdendo todas as suas cadeiras na Câmara dos Deputados. A realidade é que o MDB na Paraíba sempre sobreviveu sob a figura de José Maranhão e conseguiu estender-se por todas as Casas que lhe foram possíveis, mas o partido atualmente sofre com uma dificuldade para criar novas lideranças que se sucedam nas grandes disputas na Paraíba, assim como fazia em tempos passados. Se antes os grandes protagonistas da política paraibana sempre tinham passagem pelo MDB, atualmente o partido sobrevive graças ao nome forte de Maranhão. Mas acredito que se atentando para renovar os seus quadros e construir um grande aliado para si é que o senador permitirá que Walber dispute a prefeitura de João Pessoa. Caso essa possibilidade demonstre-se uma realidade será mais uma demonstração de como o senador sabe conduzir bem as peças do jogo político, ao notar que o momento vivido no país adequa-se ao discurso apresentado pelo deputado e que poderá ser bem aceito pela população pessoense em um eventual 2020.
Fonte: Anderson Costa - Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário