sábado, 10 de agosto de 2019

Benefícios de optar por banho frio

Conheça os inúmeros e comprovados benefícios de tomar um bom e saudável banho frio


banho gelado chuveiro 20111104 079 - Conheça os benefícios de tomar um bom banho frio

Falar de banho frio no inverno é quase uma covardia, não é mesmo? Mas não posso deixar de trazer a conhecimento os inúmeros e comprovados benefícios de se optar por ele.
Particularmente, eu amo uma cachoeira. Aquela água gelada instantaneamente aumenta minha serotonina e eu fico feliz da vida, além de muito relaxada. Além disso, desde pequena me acostumei a tomar uma ducha gelada no último minuto do meu banho, principalmente para deixar meu cabelo mais brilhoso. Já experimentou?
O banho gelado é uma prática conhecida há milhares de anos e um de seus defensores era Hipócrates, que “receitava” o banho para cura de muitos males.
Escutando um podcast do Dr Duprat (@dr_duprat), em que ele fala sobre o que aprendeu depois de 250 banhos gelados, pude aprender ainda mais sobre essa prática que requer coragem.. rsrsrs.
Entre os benefícios, tem o comprovado aumento da imunidade e o estímulo à vascularização, ou seja, faz uma ginástica na musculatura dos nossos vasos sanguíneos, vasodilatando reativamente, renovando as células. Mas atenção:
Segundo o prof. Dr. Kasuo Miyake, cirurgião vascular que participou do podcast, o banho é indicado para quem tem uma circulação saudável. Ele contraindica, para quem tem problemas de circulação, expor principalmente as pernas e as extremidades ao frio e ao calor, pois o sangue distribui a temperatura pelo corpo e as células podem morrer mais facilmente.
Voltando aos benefícios, a prática pode aumentar a fertilidade, a testosterona e o metabolismo e pode servir para ajudar na queima de gordura marrom.
Pele e cabelo 
 Em relação à pele e ao cabelo, por experiência própria, posso garantir: a água fria conserva a gordura natural que ajuda a protegê-los, evitando a desidratação e sensibilidade deles.
Além disso, o banho gelado nos desperta e nos deixa alertas, ao contrário do banho quente, pois aumenta a dopamina e a noradrenalina, ativando o sistema nervoso simpático e logo depois vem o relaxamento.
Inclusive em relação a isso, é muito mais interessante um banho frio do que um banho quente antes de dormir, ao contrário do que muitos pensam, justamente por causa desse relaxamento, melhorando a qualidade do sono e também melhora os níveis de estresse, pois reduz o cortisol.
Recuperação muscular 
 O banho frio ajuda a recuperar os músculos e ajuda a ter menos dor, como uma sensação de dormência; aumenta a consciência sobre a respiração, pois nos deixa ofegantes, aumentando nosso batimento cardíaco e o interessante é que consiste em controlar essa condição, treinando a mente para inúmeros acontecimentos e reações fisiológicas, como estresse.
Por fim, a água fria funciona como um neutralizador do nosso corpo sutil, da nossa energia. Como diz o Dr. Duprat, é como se déssemos um “reset” no nosso campo vibratório.
E aí, se convenceu?
Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário