terça-feira, 27 de agosto de 2019

Alerta de casos com suspeita de sarampo em municípios paraibanos

Secretária de Saúde da Paraíba contabiliza cinquenta casos suspeitos de sarampo no estado



show SARAMPO 412D3FB9 EBD4 43C9 AC1C A83AB090E785 - ALERTA: Secretária de Saúde da Paraíba contabiliza 50 casos suspeitos de sarampoA secretária de saúde da Paraíba informou nesta segunda-feira (16), que o estado já contabiliza 50 casos com suspeita de sarampo em  17 dos 223 municípios paraibanos.
De acordo com a SES, das 50 ocorrências, 11 tiveram uma primeira amostra reagente e/ou indeterminada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) e foram enviadas a outro laboratório para que o teste seja feito novamente. Outros 24 casos foram descartados e 15 seguem em investigação.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, uma das estratégias adotadas pelo Ministério de Saúde (MS) é a intensificação das vacinas de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação, sendo duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos.
“Outra estratégia é a dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. É bom lembrar que essa dose não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação, devendo ser agendada a partir dos 12 meses com a vacina tríplice viral e aos 15 meses com a tetraviral ou a tríplice viral mais varicela. O Ministério também recomenda o bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito”, explica.
Fonte: Polêmica Paraíba - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário