segunda-feira, 11 de março de 2019

Ex-delegada da Polícia Federal é nomeada por Moro

Ministro Sérgio Moro nomeia ‘mãe da Operação Lava-Jato’ como conselheira do Coaf


15426423685bf2dac08816f 1542642368 3x2 rt 300x200 - Moro nomeia 'mãe da Lava-Jato' como conselheira do Coaf
A ex-delegada Erika Marena, que será conselheira no Coaf – Pedro Ladeira – 2.mar.18/Folhapress - Foto: Reprodução
A nomeação de Érika Marena como conselheira no Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) indica que o órgão passará por mudanças, de acordo com tributaristas que conhecem a autarquia.
Marena, ex-delegada da Polícia Federal e apelidada de “mãe” da Operação Lava Jato, foi nomeada pelo ministro Sérgio Moro para ocupar o posto que foi de Camila Colares Bezerra, da Controladoria-Geral da União.
Foi Marena também que solicitou a prisão de Luiz Carlos Cancellier, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina que se matou em 2017.
O Coaf foi o órgão que detectou movimentação bancária atípica de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) em seu mandato como deputado estadual.
A ex-delegada é chefe de um departamento do Ministério da Justiça. Tem “experiência reconhecida na recuperação de ativos e investigação de crimes financeiros”, segundo a pasta.
Marena é tecnicamente qualificada para o cargo, segundo os advogados, mas o fato de ser oriunda da Polícia Federal sinaliza que o órgão poderá virar um braço na polícia, nas palavras de um criminalista de um grande escritório.
O Coaf não precisa de autorização judicial para analisar movimentação financeira. Até o governo Temer, era vinculado à Fazenda.
A possibilidade de o órgão passar a investigar pode diminuir sua capacidade para produzir relatórios de inteligência, segundo uma tributarista.
Fonte: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário