sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Tavares perde um vaqueiro apaixonado pela 'vida de gado'

MORTE DE MILTON MARQUES REPRESENTA PARA TAVARES A PERDA DE UM DOS VAQUEIROS MAIS FAMOSOS DA REGIÃO 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, chapéu e barba
A cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, ficou mais triste nesta sexta-feira (23) com a notícia da morte de Milton Marques, conhecido como Milton de Hosana, um dos mais famosos vaqueiros da região, que será sepultado na manhã deste sábado.
Correr atras de reses desgarradas fazia parte do dia desse agropecuarista que gostava de trabalhar na lida diária do gado, arriscando sua vida em plena caatinga. 
Sua roupa preferida quando colocava a sela no lombo do cavalo para reunir o gado no curral era a perneira e o gibão, uma espécie de armadura de couro para se livrar dos espinhos e outros obstáculos nas corridas atras de algum boi teimoso, açoitando seu cavalo com um par de esporas e nas mãos uma chibata ou um cipó.
Mesmo com a profunda transformação que o campo tem passado, vaqueiros como Milton serão sempre lembrados, muito embora o vieis da seca retratado no Sertão já tivesse feito com que o nosso heroi tavarense se mostrasse cansado de tanto marcar bois com ferro esquentado na brasa, além de ganhar prêmios nas vaquejadas que participava.
Essa tradição passada de pai para filho, Milton deixa para o herdeiro 'Pezão', igualmente apaixonado por vaquejada como o seu genitor, cujo traço marcante de ambos é a relação com os cavalos e o gado, tratados como entes da família.
Vai em paz, Milton, arrebatar trofeus nas festas de vaquejadas lá no céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário