quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O 'lixão nosso de cada dia', que mata silenciosamente

JURU TEM SEU 'VULCÃO DE ESTIMAÇÃO', QUE PRODUZ FUMAÇA TÓXICA E AMEAÇA A SAÚDE DA GENTE

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre, natureza e água
Não bastasse a contaminação do solo e o chorume que atinge o lençol freático da região onde está localizado o lixão irregular de Juru, no Sertão paraibano, a população da cidade se vê ameaçada pelos focos de fogo que ali tem surgido e produzem fumaça tóxica que coloca em risco a saúde de todos.
Inoperante, diante de tão preocupante situação, a Prefeitura Municipal ignora as reclamações do povo e se limita a culpar os vândalos, quando há indícios de que as chamas surjam de forma espontânea, já que uma das causas do fogo pode ser a grande concentração de gás liberada pela decomposição de toneladas de lixo despejadas no local diariamente - o chamado gás metano.
As primeiras vítimas dessa fumaça tóxica são os trabalhadores encarregados de fazer essa coleta diária, que manuseiam os resíduos sem usar máscara ou qualquer equipamento de segurança. Além de inalar a fumaça, eles convivem com materiais que não foram devidamente descartados e com o chorume, líquido originado da decomposição do lixo, inclusive hospitalar.
Localizado acerca de um quilômetro da cidade, ultimamente o lixão tem atormentado os juruenses ao produzir quase que diariamente uma fumaça tóxica que é apontada como principal causadora das doenças respiratórias.   
Enquanto isso, os representes políticos do município fazem vista grossa e ignoram as constantes reclamações da população, sem buscar alternativas para minimizar danos causados a saúde pública e ao meio ambiente.
Humilhados, os juruenses sabem que tem solução e pedem socorro. Pois, na ausência de um aterro sanitário, o destino correto seria enterrar, tratar, fazer a coleta seletiva separando o lixo que pode ser aproveitado, entre outras providências. É só querer! 
Mas, parece que em Juru, em vez de 'tapar o sol coma a peneira', estão é tapando com fumaça.
A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre, natureza e água

Nenhum comentário:

Postar um comentário