quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Cumprir Acordo de Paris salvaria 1 milhão de vidas por ano, diz OMS na COP 24


smoke 258786 1920 - EMPATIA: Cumprir Acordo de Paris salvaria 1 milhão de vidas por ano, diz OMS na COP 24
Atingir as metas do Acordo de Paris poderia salvar cerca de um milhão de vidas por ano em todo o mundo até 2050, através de reduções apenas na poluição do ar, e custaria menos aos países do que o que será gasto para cumprir as metas. É o que diz um novo relatório da Organização Mundial de Saúde divulgado nesta quarta-feira (5) na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24) em Katowice, na Polônia.
Em 2018, a principal tarefa da COP 24 será estabelecer o “livro de regras” do Acordo de Paris, ratificado em 2015 e no qual 195 países se comprometeram a limitar o aquecimento da Terra a até 2ºC até o fim do século.
As últimas estimativas dos principais especialistas também indicam que o valor dos ganhos em saúde decorrentes da ação climática seria aproximadamente o dobro do custo das políticas de mitigação em nível global, e a relação custo-benefício é ainda maior em países como a China e a Índia.
O relatório ainda destaca por que as considerações de saúde são críticas para o avanço da ação climática e delineia as principais recomendações para os formuladores de políticas.
A exposição à poluição do ar causa 7 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano e custa cerca de US$ 5,11 trilhões em gastos com bem-estar globalmente. Nos 15 países que mais emitem gases de efeito estufa, estima-se que os impactos na saúde por causa da poluição do ar custem mais de 4% de seu PIB. Ações para atingir as metas de Paris custariam cerca de 1% do PIB global.
Temperaturas globais podem subir cinco graus até o fim do século, diz ONU
“O Acordo de Paris é potencialmente o mais forte acordo de saúde deste século”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “A evidência é clara de que a mudança climática já está tendo um impacto sério na vida e na saúde humana. Ameaça os elementos básicos que todos nós precisamos para uma boa saúde – ar limpo, água potável segura, fornecimento nutritivo de alimentos e abrigo seguro – e minará décadas de progresso na saúde global. Não podemos mais atrasar a ação. ”
As mesmas atividades humanas que estão desestabilizando o clima da Terra também contribuem diretamente para a saúde precária. O principal motor da mudança climática é a combustão de combustíveis fósseis, que também é um dos principais contribuintes para a poluição do ar.
“O verdadeiro custo da mudança climática é sentido em nossos hospitais e em nossos pulmões. O ônus da saúde das fontes poluidoras de energia é agora tão alto que mudar para escolhas mais limpas e sustentáveis ​​para o fornecimento de energia, transporte e sistemas alimentares se paga efetivamente ”, diz Maria Neira, Diretora de Saúde Pública, Determinantes Ambientais e Sociais da OMS.
“Quando a saúde é levada em conta, a mitigação das mudanças climáticas é uma oportunidade, não um custo”, disse Neira.
Países precisam triplicar esforços para alcançar objetivo do Acordo de Paris até 2030
De acordo com o relatório, mudar para fontes de energia com baixo teor de carbono não só melhorará a qualidade do ar, como também proporcionará oportunidades adicionais para benefícios imediatos à saúde. Por exemplo, a introdução de opções ativas de transporte, como o ciclismo, ajudará a aumentar a atividade física que pode ajudar a prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas.
O documento descreve como países do mundo inteiro estão tomando medidas para proteger vidas dos impactos da mudança climática – mas que a escala de apoio permanece totalmente inadequada, particularmente para ospaíses em desenvolvimento e os menos desenvolvidos. Apenas cerca de 0,5% dos fundos multilaterais para o clima dispersos para a adaptação às mudanças climáticas foram alocados a projetos de saúde.
Os países das ilhas do Pacífico contribuem com 0,03% das emissões de gases de efeito estufa, mas estão entre os mais profundamente afetados por seus impactos. Para os países insulares do Pacífico, ações urgentes para lidar com a mudança climática – incluindo o resultado da COP24 esta semana – são cruciais para a saúde de seu povo e sua própria existência.
“Agora temos uma compreensão clara do que precisa ser feito para proteger a saúde das mudanças climáticas – de instalações de saúde mais resilientes e sustentáveis, a sistemas de alerta aprimorados para clima extremo e surtos de doenças infecciosas. Mas a falta de investimento está deixando os mais vulneráveis ​​para trás ”, disse Joy St John, diretora-geral para o Clima e Outros Determinantes de Saúde da OMS.
O relatório pede ainda que os países prestem contas da saúde em todas as análises de custo-benefício da mitigação das mudanças climáticas. Também recomenda que os países utilizem incentivos fiscais, como a precificação de carbono e subsídios de energia, para incentivar os setores a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. Além disso, incentiva as Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) a remover as barreiras existentes ao apoio a sistemas de saúde resilientes ao clima.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário