segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Principais causas de dor nas costas

Saiba quais são os cinco cuidados que ajudam a evitar dores na região das costas

Provável causa muscular de Dor nas Costas
Provável causa muscular de Dor nas Costas
As principais causas de dor nas costas podem incluir problemas de coluna, pneumonia ou pedra nos rins, e para diferenciar a causa deve-se observar a característica da dor e a região das costas que é afetada.
Na maior parte das vezes a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de pesos ou má postura, e pode ser solucionada com medidas simples como compressas quentes e alongamentos.
No entanto, se a dor surgir de repente; se a dor nas costas for muito forte ou se houver outros sintomas associados como febre ou dificuldade para se movimentar é aconselhado ir ao médico para que ele peça exames e indique o tratamento necessário.

O que pode ser a dor nas costas

Os 7 principais tipos de dor nas costas são:

1. Dor nas costas no lado direito ou esquerdo

  • O que pode ser: normalmente é uma dor em forma de peso que indica a presença de uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo. Além disso, a dor nas costas também pode ser causada por profissões exigentes para as costas como é o caso do dentista ou jardineiro, por exemplo. Conheça outros problemas que podem ser causados no trabalho em Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho.
  • Como aliviar: colocar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por, pelo menos, 3 a 4 dias e aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Cataflam ou Traumeel, por exemplo.

2. Dor nas costas ao respirar

  • O que pode ser: pode ter relação com o pulmão quando há sensação de falta de ar, principalmente quando houve alguma doença respiratória nos últimos tempos ou se está acamado. Veja outros sinais em: Sintomas da infecção pulmonar.
  • Como aliviar: aplicar uma compressa morna na região, mas o mais indicado é procurar um pneumologista caso existam outros sintomas de problema respiratório, como tosse, catarro ou febre.

3. Dor nas costas e rins

  • O que pode ser: geralmente é sinal de cólica renal, estando relacionada com a presença de pedra nos rins que resulta em uma dor muito severa que impede o paciente de caminhar ou se mexer, por exemplo. Mais detalhes dessa dor em: Sintomas de pedras nos rins.
  • Como aliviar: a dor deve ser tratada o mais rápido possível no pronto-socorro.
Saiba o que pode estar causando e como aliviar a Dor nas Costas

4. Dor nas costas que irradia para as pernas

  • O que pode ser: pode ser causada por uma compressão do nervo ciático na região final da coluna ou nas nádegas, quando provoca dor em forma de pontada com sensação de formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar, podendo indicar bicos de papagaio. Se acha que pode estar com o nervo ciático afetado, responda as seguintes perguntas:
Fisioterapeuta explica os cuidados que devemos ter para manter a saúde da coluna
Dores nas costas é um dos fatores que mais afasta brasileiros do trabalho, segundo um levantamento do INSS. Muitas vezes, os casos são sérios e precisam de acompanhamento médico, porém, outras vezes, o problema é resultado de uma atividade cotidiana feita incorretamente – atividades tão comuns quanto torcer para alcançar ou levantar um objeto, ou se sentar de maneira incorreta, por exemplo.
Vários estudos já provaram que longas horas sentado podem levar a uma série de complicações de saúde. Esse tipo de problema prejudica homens e mulheres de todas as idades, sobretudo aqueles que passam muito tempo em frente ao computador. Essa preocupação já levou muitos escritórios corporativos a optarem por uma mesa de trabalho em que os funcionários têm a opção de trabalharem em pé.
Preocupado com essa questão, o Departamento de Saúde Pública da Inglaterra já desenvolveu diretrizes em que defende que pessoas que trabalham em escritório precisam ficar em pé pelo menos duas horas durante o expediente.
De acordo com a fisioterapeuta Fabíola Santos, da Clínica Integrada SIMMM, para diminuir os riscos de fadiga muscular e dor decorrentes do tempo no escritório, é importante manter uma boa postura e fazer pequenas pausas para levantar-se durante o período de trabalho.
Conversamos com a fisioterapeuta que indicou algumas medidas para aliviar ou prevenir dores nas costas. Confira:
Alongamentos diários
O que você acha de tornar os alongamentos parte de sua rotina? Inicie gradativamente pela manhã ou ao entardecer, até que você consiga realizá-los pelo menos três vezes ao dia, por vinte segundos cada alongamento.
Cuidado com a postura do pescoço
Um estudo realizado pelo Dr. Kenneth Hansraj publicado na Revista Surgical Technology International relata: “A cabeça de uma pessoa adulta pesa entre quatro(4) e seis(6) quilos em uma posição neutra. Quando a cabeça é inclinada para frente(flexão), a força sentida pelo pescoço passa a ser percebida em cerca de 12 quilos a (15 graus), 18 quilos a (30 graus), 22 quilos a (45 graus) e 27 quilos a (60 graus)”.
Essas posturas são adotadas na maioria das vezes quando utilizamos celulares,tablets e lemos. Para evitar problemas, a fisioterapeuta recomenda ler ou usar esses aparelhos posicionados na altura dos olhos, mantendo os ombros relaxados e braços apoiados. Não apoie o celular no ombro enquanto faz anotações.
Automassagem
mulher com dor no pescoço
Crédito: seoterra/istockAutomassagem ajuda a aliviar dor da tensão
Fabíola lembra que ato de se massagear é uma ação de conforto que as pessoas realizam quase sempre sem perceber. “Quando tiramos um calçado, quando terminamos uma prova ou quando saímos de uma reunião. Isso acontece porque temos um poder inato de auto-cuidado; sendo assim massageamos a área que está sob tensão em nosso corpo”, explica.
A fisioterapeuta explica que essa atitude aumenta a circulação sanguínea, melhora a oxigenação dos músculos, diminui as dores musculares e promove relaxamento e o bem-estar.
Cuidado com a postura para dormir
Poucos sabem que a postura para dormir influencia a qualidade do sono. Dormir bem, fortalece o sistema imunológico e de forma adequada, previne dores, tensões e compressões da coluna vertebral e das articulações envolvidas. A fisioterapeuta Fabíola afirma que os suportes (travesseiros) devem ser, preferencialmente, escolhidos a partir de orientação profissional.
Respire longa e profundamente
O simples ato de respirar profundamente contribui para melhorar as dores na coluna, principalmente lombares. Isso porque o diafragma tem um papel importante no controle da coluna, agindo como um estabilizador. Quando respiramos pelo diafragma, exigimos não só o próprio músculo, mas também músculos abdominais, peitorais e dos ombros. Todos eles ajudam a manter uma postura correta.
Fonte: Catraca Livre - Publicado por: Alana Yaponirah

Nenhum comentário:

Postar um comentário