sábado, 10 de novembro de 2018

Governador da Paraíba se irrita com deputados da base aliada

Ricardo Coutinho chuta o pau da barraca e diz ter sido desrespeitado na Assembleia Legislativa



O governador Ricardo Coutinho (PSB) não esconde a sua irresignação com integrantes da sua base aliada na Assembleia Legislativa, condenando a forma como foi votada a PEC 13/2015, que veda a antecipação da eleição dos membros da Mesa Diretora da Casa. Falando ontem em Campina Grande, onde participou de solenidade, o gestor foi taxativo ao desabafar que faltou respeito por parte dos parlamentares que não deram voz ao chefe do Executivo e comandante do projeto vencedor nas últimas três eleições estaduais. Ricardo reforçou que esteve ao lado dos deputados em suas disputas, e esperava o mesmo comprometimento na tomada de decisão.
– Como é que você vota uma Emenda Constitucional e não tem o cuidado de telefonar e combinar? Nós não tivemos que combinar para eleger? Para pedir o voto ao povo não tivemos que combinar? Por que agora não se combina? Comigo não tem isso não, as coisas são de via dupla. Da mesma forma que respeito, exijo ser respeitado. Ninguém vai fazer um processo “tratorando” o Poder Executivo, que sempre foi muito correto e leal com a base” – obtemperou Coutinho. A deputada estadual Estelizabel Bezerra (PSB) propôs uma reunião entre os parlamentares da situação para alinhamento de pautas do projeto socialista. Estela contesta a votação que aprovou a matéria no último dia 30, observando que desde o início houve um atropelo no processo de disputa da direção da Mesa.
Estelizabel advertiu que todo o cenário está montado para fomentar a conflagração por meio da disputa. Disse categoricamente: “Precisamos de uma concertação. O PSB precisa se reunir fora da imprensa, fora da tribuna e fazer uma concertação para que possamos avançar. Tanto Rubens (Buba) Germano como Adriano Galdino são do PSB e são presidenciáveis. Somos 22 deputados da base da situação, precisamos ter o entendimento, a clareza e a responsabilidade de conduzir esse processo com respeito uns aos outros”. Comentando insinuações sobre alegada interferência do governador Ricardo Coutinho no processo, Estelizabel disse que ele representa o projeto socialista na Paraíba e precisa ter voz na decisão. “Em sua vida política, Ricardo sempre foi muito equilibrado, mas ele é a grande liderança desse processo. É necessário, então, que se escute a nossa liderança. Ele tem uma visão e precisa ser contemplada. É uma visão que permeia todos nós e é ingênuo quem acha que isso não deve acontecer. Ricardo é a pessoa que tem mais acúmulo de experiência nesse processo”, teorizou Estelizabel, cujas assertivas ganharam destaque na edição de hoje do ”Correio da Paraíba”.
A parlamentar discorda das vozes que apregoam o fim da reeleição para cargos na Mesa Diretora do Legislativo. “Acho que o instituto da reeleição no mesmo mandato é saudável. Foi isso que garantiu a democracia, senão teríamos, pelo que estava configurado na Casa em 2014 e 2015, a reeleição de Ricardo Marcelo, que iria para o seu quarto mandato. Quando alguém diz que alterando a Constituição da Paraíba vai se garantir a democracia, isto não é verdade. Por isso se remete ao regimento, para que a gente tenha flexibilidade para perceber o que é que cristaliza a democracia e o que cristaliza o autoritarismo”.
Nonato Guedes - Publicado por Lenilson Guedes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário