quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Baixa qualidade de saneamento na maior parte dos municípios paraibanos

Sem saneamento básico, cidades paraibanas têm alto índice de transmissão de doenças


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que há uma baixa qualidade de saneamento básico na maior parte dos municípios paraibanos.
De acordo com o relatório, das 223 cidades do estado, 137 registraram doenças relacionadas à falta de saneamento no ano passando, sendo dengue a mais comum nas ocorrências. Ao todo, 114 municípios contabilizaram os casos. A lista é seguida por diarreia, zika, chikungunya e doenças no aparelho respiratório.
Um dos fatores que pode ter contribuído para o resultado do estado, é a baixa presença de investimentos com a coleta de esgoto. No estado, apenas 38,5% dos resídios são coletados, quando a média nacional aponta para 50%, atingindo mais de 2,4 milhões de paraibanos que ficam sem o serviço.
O saneamento básico que poderia contribuir para enfrentar os dados negativos, é ignorado pela maior parte das cidades e está presente em apenas 37, o que equivale a 16% do total.
O estado, segundo a CNI, investe menos da metade do que é necessário com cada habitante. O investimento por paraibano é de cerca de R$ 89 reais, quando no restante do país é de R$ 188.
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário