sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Feliz Dia das Crianças para criançada de Juru, do Brasil e do Mundo

JURU EM DESTAQUE PARABENIZA TODAS AS CRIANÇAS DO BRASIL E DO MUNDO, ESPECIALMENTE AS DE JURU


A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro. Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.
Tradicionalmente, nesta data os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.
Origem do Dia das Crianças
A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças pelo presidente Arthur Bernardes.
Em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que "fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País", e que criava uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI: "Será comemorado em todo o país, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência." Segundo a pesquisadora Ângela de Castro Gomes, o "comemorar", na acepção semântica, poderia ter diversas interpretações, por exemplo, poderia significar "trazer à memória", "fazer recordar" e a estreita ligação com os projetos sociopolíticos, sociais, de educação e saúde do governo Vargas, neste caso em particular, referindo-se às políticas de proteção à infância, maternidade e família.
O fato é que, por alguma razão, a data de 25 de março ficou apenas "no papel", e somente em 1960. quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data de 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, e fizeram ressurgir o antigo decreto de 1924. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das crianças é comemorado com muitos presentes. 
O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo
Em nome de minhas netas Heloísa e Lunna (na foto durante o Desfile Cívico de 07 de setembro de 2018, realizado em Juru - PB), o blog JURU EM DESTAQUE parabeniza todas as crianças de Juru, do Brasil e do mundo
Calendarr Brasil - Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário