sábado, 6 de outubro de 2018

Eleições na Paraíba

Mais de 2,8 milhões de eleitores vão às urnas na Paraíba neste domingo para escolher seus candidatos


Mais de 2,8 milhões de eleitores paraibanos vão às urnas neste domingo (05) para escolher os 12 deputados federais, 36 deputados estaduais, dois senadores, um governador e um presidente da República. A eleição vai ser aberta às 8h e seguirá até às 17h.
Em todo estado são 1.751 locais de votação, distribuídos em 68 zonas. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba destinou 11.609 urnas eletrônicas para o pleito, sendo 9.946 às seções eleitorais convencionais, sete para unidades prisionais, duas para voto em trânsito e nove para seções de justificativa, totalizando 10.027. As demais unidades, 1.582, ficarão como reserva, para caso algum equipamento seja danificado possa ser substituído.
Candidatos
Na Paraíba, cinco candidatos disputam o Governo do Estado, sete concorrem a duas vagas no Senado Federal, 429 disputam um dos 36 assentos na Assembleia Legislativa e 159 colocaram o nome à disposição para Câmara Federal.
Coligação A Força do Trabalho
João Azevêdo (PSB) – governador
Lígia Feliciano (PDT) – vice-governadora
Veneziano Vital do Rêgo (PSB) – senador
Luiz Couto (PT) – senador
Coligação A Força da Esperança 
Lucélio Cartaxo (PV) – governador
Micheline Rodrigues (PSDB) – vice-governadora
Cássio Cunha Lima (PSDB) – senador
Daniella Ribeiro (Progressistas) – senadora
Coligação Porque o Povo Quer
Zé Maranhão (MDB) – governador
Bruno Roberto (PR) – vice-governador
Roberto Paulino (MDB) – senador
PSOL
Tárcio Teixeira – governador
Adjany Simplício – vice-governadora
Nelson Mangueira – senador
Nelson Júnior – senador
PSTU
Rama Dantas – governador
Emanuel Candeia – vice-governador
Perfil do eleitor
Dos 2,8 milhões de eleitores aptos na Paraíba, a maior parte se concentra em João Pessoa (517 mil) e Campina Grande (285 mil), os dois maiores colégios eleitorais do Estado. Os demais, dois milhões, votam em outros municípios do estado.
As mulheres são maioria no eleitorado paraibano. São 1,5 milhão de eleitoras e 1,3 milhão de homens com direito a voto.
Grau de escolaridade do eleitor paraibano - Fonte: TRE-PB
Justificativa de voto
O eleitor que não estiver no seu local de origem de votação deve se dirigir até uma das seções para poder justificar o voto. O serviço estará disponível em todo local de votação, porém o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba destinou lugares exclusivos para justificativa, são eles: Sede da PBtur, Shopping Sul, Colégio Meta, Cidade Viva, Mag Shopping, Colégio Pio XI Bessa e a Fundação José Américo.
Segurança
(Foto: Albemar Santos/MaisPB)
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba disponibilizou o Centro de Comando e Controle, que irá atender ao plano de segurança integrado nas Eleições. Mais de 4,5 mil policiais militares vão atuar na Segurança dos 223 municípios paraibanos.
De acordo com o coronel Lamarck Donato, o espaço vai favorecer o engajamento e união das equipes e trazer ainda mais agilidade no combate às tentativas de compra de votos, intimidação do eleitor e qualquer outro tipo de crime eleitoral.
“É uma união física das autoridades que já vinham trocando ideias”, afirmou. Estarão no Centro equipes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Segurança e Defesa Social e Exército Brasileiro.
Trânsito
Seis trechos de João Pessoa serão interditados a partir das 6h deste domingo (07) por causa do primeiro turno das eleições deste ano. Os pontos de interdição estarão nos arredores do Fórum Eleitoral, no bairro de Tambiá; do Tribunal Regional Eleitoral, no Centro; do IFPB (antigo Cefet), em Jaguaribe; do Colégio José Lins do Rêgo, no Cristo; dos colégios Oscar de Castro e Papa Paulo VI, ambos em Cruz das Armas.
A orientação da Semob-JP é que os eleitores procurem votar em horários alternativos, evitando os períodos de grande movimentação, que geralmente ocorrem entre 8h e 9h da manhã e entre 16h e 17h.
Com relação ao transporte coletivo urbano, a autarquia informou que as linhas funcionarão normalmente com a frota prevista para um dia de domingo, com reforço nas linhas 1500, 5100, 3200, 302, 2509 e 5209.
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário