domingo, 30 de setembro de 2018

Pesquisa aponta Azevêdo liderando disputa

A 7 dias da eleição, João Azevêdo lidera com 35%; Lucélio e Maranhão empatam


João Azevedo, Lucélio Cartaxo e José Maranhão; acirra-se briga pela segunda colocação
A sete dias da eleição na Paraíba, se o primeiro turno fosse hoje, o candidato do PSB, João Azevedo, venceria a disputa ao Governo do Estado com 35,5% das intenções de voto. O segundo colocado na corrida ao Palácio da Redenção é Lucélio Cartaxo (PV), com 19,1% da preferência, seguido de José Maranhão (MDB), que aparece em terceiro lugar como o preferido de 18,7% dos entrevistados. É o que revela pesquisa realizada pelo Instituto Veritá (MG) e divulgada, em parceria, pelo Portal MaisPB, na tarde deste sábado.
Pela margem de erro, Cartaxo e Maranhão estão empatados tecnicamente. A diferença dos dois é de apenas quatro décimos, o que – na reta final – expõe o acirramento entre os dois candidatos da oposição para garantir vaga ao segundo turno.
Tárcio Teixeira (PSOL) tem 0,5. Rama Dantas (PSTU) é a última colocada. A candidata acumula apenas 0,3 do eleitorado consultado na pesquisa.
Não sabem ou não responderam correspondem a 13,2%. Brancos e nulos somam 12,6%. No total, ainda há 25,9% de indecisos no universo eleitoral paraibano.
Votos válidos 
O Insituto Veritá também fez os cálculos somente considerando os votos válidos. Nesse quadro, João Azevedo chega a 47,9%. Lucélio Cartaxo e José Maranhão praticamente se nivelam, com 25,7% e 25,3%, respectivamente. Tárcio Teixeira surge com 0,7% e Rama Dantas tem 0,4%.
Dados técnicos
Registrada no TSE sob o número PB-08081/2018, a pesquisa Veritá/MaisPB ouviu 2.040 eleitores, entre os dias 26 e 28 de setembro, em 33 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.
O Instituto 
O Instituto Veritá tem 20 anos de experiência no mercado brasileiro. Sediado em Uberlândia (MG), a empresa faz pesquisas em vários estados do País. Em 2016, por exemplo, publicou números das eleições nas principais capitais brasileiras, à exemplo de Aracajú (SE), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
Disciplinado pela legislação em vigor, o Instituto está habilitado a divulgar os resultados de suas pesquisas uma vez que se encontra inscrita no Conselho Federal de Estatística e em três Conselhos Regionais de Estatística: Conselho Regional de Estatística 1a Região, sob. No-31, Conselho Regional de Estatística 3a Região, sob. No-5910, Conselho Regional de Estatística 5a Região, sob. N°- 15.
Gráfico do cenário considerando apenas os votos válidos
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário