terça-feira, 28 de agosto de 2018

'Monitor da Violência'

Brasil registra mais de 26 mil assassinatos em apenas seis meses

Dado pode ser ainda maior, pois estados como Maranhão, Tocantins e Paraná não divulgaram seus números


Brasil registra mais de 26 mil assassinatos em apenas seis meses
O 'Monitor da Violência', criado pelo site em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, contabiliza homicídios dolosos, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte, chamados de crimes violentos letais e intencionais. A média foi de 4.350 casos por mês, sendo a taxa de mortes violentas de 12,5 por cada 100 mil habitantes.
O estado que apresentou o pior índice foi Roraima, com a média de 27,7 mortes por cada 100 mil habitantes, seguido por Rio Grande do Norte (27,1) e Ceará e Acre, ambos com 26. Já o estado que apresentou a menor taxa foi São Paulo, com índice de 3,8 mortes por cada 100 mil habitantes. Maranhão, Paraná e Tocantins são os únicos estados que não informam os dados completos dos seis meses.
"Nesses cenários, se multiplica a oportunidade de ação para indivíduos e grupos que tentam se impor pela violência. O crescimento das taxas de homicídio é o principal sintoma da fragilização da legitimidade das instituições democráticas na região (falando especificamente de Roraima)", diz Bruno Paes Manso, do NEV-USP, em entrevista ao site.
Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário