quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Bola de fogo ilumina céus do Alabama

Câmeras instaladas pela Nasa flagram meteoro 40 vezes mais brilhante que o da Lua Cheia


Um forte clarão iluminou os céus do Alabama, na região Sudeste dos EUA, na madrugada da última sexta-feira, e foi detectado por todas as seis câmeras instaladas pela Nasa na região. Segundo a agência espacial americana, a bola de fogo — batizada como Alabama Fireball — produziu brilho 40 vezes mais intenso que o da Lua Cheia durante a entrada na atmosfera.
Felizmente, o meteoro era pequeno e não provocou explosões como em Cheliabinsk, na Rússia, em 2013. Segundo estimativas da agência espacial americana, o asteroide media cerca de dois metros de diâmetro e viajava de oeste para o norte a 85 mil quilômetros por hora. Ele foi avistado a uma altitude de 90 quilômetros sobre a cidade de Turkeytown.
“Nós ainda estamos investigando se a bola de fogo produziu meteoritos”, informou a Nasa, sobre a possibilidade de fragmentos do meteoro terem atingido o solo. “Mesmo se sim ou não, foi um evento extremamente brilhante, visto no céu parcialmente brilhante, que disparou todas as câmeras e sensores operados pelo Escritório de Meteoroides na região.
Os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes, acontecem quando meteoroides emitem brilho pelo calor do atrito com a atmosfera da Terra. Caso sobrevivam a queda e toquem o solo, passam a ser chamados como meteoritos.
Diariamente, o planeta é bombardeado por inúmeros fragmentos espaciais de pequenas dimensões e existe uma preocupação com corpos maiores, que são difíceis de serem rastreados. Em Cheliabinsk, o asteroide media 17 metros de diâmetro e cerca de 10 mil toneladas de massa. Ele provocou um brilho intenso nos céus e explodiu, liberando 500 quilotons de energia. A bomba de Hiroshima tinha cerca de 13 quilotons.
Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário