quarta-feira, 30 de maio de 2018

Vacinação foi prorrogada na Paraíba até 15 de junho

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe é prorrogada na Paraíba

Os horários de funcionamento nos postos de saúde em João Pessoa, também sofreram uma alteração devido aos reflexos da greve dos caminhoneiros.

Campanha de Vacinação contra gripe vai até o dia 15 de junho - (Foto: Divulgação)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho, na Paraíba. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º), mas o adiamento do prazo foi adotado pelo Ministério da Saúde em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde.
Os horários de funcionamento nos postos de saúde em João Pessoa, também sofreram uma alteração devido aos reflexos da greve dos caminhoneiros, que acontece desde o dia 21 de maio. A vacinação nos postos acontece agora das 7h às 13h.
Na capital, cerca de 100 mil pessoas já foram vacinadas. No entanto, por conta da falta de combustível, os usuários do sistema de saúde da capital estão tendo dificuldades para ter acesso aos postos de saúde. Por isso, de acordo com o secretário de saúde do município, Adalberto Fulgêncio, a meta de atingir 90% do público alvo ainda não foi atingida.
Até a última sexta-feira (25), a cobertura total de vacinação na Paraíba era de 69,16%, aproximadamente 630 mil doses já aplicadas. A meta, em 2018, é atingir 90% desse público. Na Paraíba, a pior cobertura é a das crianças, até agora com 57,66%. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, 28 municípios da Paraíba já apresentam cobertura adequada, e 16 estão com coberturas entre 80% e 90%.
Grupos prioritários      
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto)
Trabalhadores de saúde
Povos indígenas
Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade
Funcionários do sistema prisional
Professores das escolas públicas e privadas
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.
Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário