sábado, 14 de abril de 2018

Dia Internacional do Café

Café é paixão nacional e, além de saboroso, oferece benefícios para a saúde


Não importa a variação ou a combinação, o café é uma paixão nacional. E não só no Brasil, tanto que há um dia dedicado à bebida em todo mundo. O Dia Internacional do Café, 14 de abril, celebra uma das bebidas mais consumidas no planeta.
Além de saboroso, o café também faz bem à saúde. No grão há centenas de substâncias benéficas e, se consumido moderadamente, o café é um grande aliado, previne algumas doenças e pode até retardar o envelhecimento de células, já que tem propriedades antioxidantes.
A cafeína, principal ativo do grão, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração, na digestão e atenua a sensação de fome. Estudos demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Ao contrário, pode ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como Alzheimer e Parkinson. Também contém substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres, diminuindo em até 28% o risco de diabetes tipo 2 e reduzindo o colesterol. Auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns casos de câncer, como o de cólon e de reto.
“O consumo varia de pessoa para pessoa, mas recomenda-se de três a quatro xícaras por dia de café, o que representa cerca de 500 mg de cafeína. Essa quantidade estimula a concentração, a memória e o aprendizado”, explica Paula Viana, nutricionista do Hapvida Saúde, que recomenda também evitar o exagero na hora de adoçar o café.
Opções variadas e crescimento da oferta: Com o calor das últimas semanas, tomar café ficou quase impossível. Mas a bebida também pode ser apreciada de forma gelada e refrescante. Quem indica é a consultora de cafés do Pão de Açúcar, Eliana Relvas. “O café pode ser congelado e posteriormente batido com gelo, leite, açúcar e chocolate, ou algumas combinações de sucos de frutas, como laranja, ou até mesmo creme de leite”. Esse jeito de consumir a bebida é bastante conhecido em países como os Estados Unidos e a Europa.
Já a rede McDonald’s incluiu no cardápio opções como o Café Premium, Café com Leite e Cappuccino, produzidos com 100% de grãos do tipo arábico, considerado um dos mais nobres do mundo. Além de acompanhar as opções de café da manhã, as bebidas com café estão disponíveis durante todo o dia nos restaurantes da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário