quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A luta de repórter da Globo contra a depressão

Jorge Pontual, repórter em Nova York, tratou depressão por 40 anos com remédio errado

Correspondente da Globo em Nova York (EUA), Jorge Pontual revelou ter depressão há cerca de 40 anos e descobriu que se tratava com os remédios errados. O repórter falou sobre sua doença no “Bem Estar” desta quarta-feira (31) e entrevistou seu próprio psiquiatra, Samuel Sharmat.
“Eu sofro de depressão há quase 40 anos, e só agora estou tomando os remédios certos graças a um novo exame. É um teste genético que dá ao psiquiatra um perfil detalhado de 18 genes ligados à saúde mental. Descobri que justamente, durante décadas, eu tomei aqueles que não funcionavam no meu caso. Só que agora eu estou no caminho certo”, afirmou na reportagem.
Segundo o psiquiatra de Pontual, o jornalista tem uma variante de um gene que o predispõe à depressão. No teste, o médico descobriu que seu paciente tem variação de outro gene, que faz o repórter metabolizar remédios tão depressa a ponto de não surtirem efeito.
O psiquiatra receitou ao paciente pílulas que induzem a produção de serotonina, neurotransmissor que diminui a ansiedade, um dos sintomas da doença. Jorge Pontual se mostrou aliviado por finalmente tomar os remédios certos para controlar a depressão.
“O resultado do teste veio com a lista dos antidepressivos que não funcionam para mim, e eram justamente aqueles que tomei durante décadas. A boa notícia é que veio também a lista dos antidepressivos que funcionam, e ela é bem mais longa. Agora que eu estou tomando o metilfolato e o antidepressivo certo, minha vida mudou, meu humor ficou estável, sem aqueles altos e baixos, em geral mais mais baixos do que altos, de antes. A depressão ficou sob controle”, disse.
Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário